Circular E/SUBE/CED nº 35 Rio de Janeiro, 29 de março de 2012.
Assunto: Orientações sobre o Primário
Carioca
Sr(a).
Coordenador(a) de E/SUBE/CRE
Sr(a).
Assessor(a) de Integração da E/SUBE/CRE
Sr(a).
Gerente da E/SUBE/CRE/GED
Sr(a).
Diretor(a) de Unidade Escolar
Reiteramos pontos do que foi
acordado na SME Itinerante, com a Sra. Secretária e a Sra. Subsecretária, e do
que foi tratado em reuniões com as E/SUBE/CRE/GEDs, quanto à implementação do
Primário Carioca (4º, 5º e 6º Anos):
São ações importantes a serem
adotadas em todas as turmas desses Anos:
1 -
Leitura mensal de livro, com orientação do professor sobre os pontos a serem
observados. É necessário ter, em sala de aula, a listagem dos livros
disponíveis na Sala de Leitura, observando a faixa etária dos alunos a que se
destinam.
2 -
Prova de leitura de livro, elaborada pelo professor, nos meses em que não há a
Prova Bimestral de Produção Textual. Deverá ocorrer na semana das provas do
Projeto Nenhuma Criança a Menos, a saber:
a)
maio: 29;
b)
agosto: 28;
c)
outubro: 30.
3 -
Diário do aluno, que, em um caderno, pode deixar sua imaginação fluir, em
textos livres, como também, por exemplo, anotar suas impressões da(s) aula(s)
do dia, do que aprendeu, daquilo em que teve dificuldades, falar de suas aspirações
e do que mais considerar importante registrar. É importante haver um momento
para apresentação desses textos.
A concepção do Primário Carioca será
discutida, ao longo deste ano, nas Coordenadorias Regionais de Educação, com o
objetivo de receber as contribuições do campo.
Atenciosamente,
Maria de Nazareth Machado de Barros Vasconcellos
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