Rio de Janeiro, 26 de janeiro de
2012.
Assunto:
Orientações sobre Recuperação para Alunos do 1º, 2º e 3º Anos em 2012
Sr(a). Coordenadora
de E/SUBE/CRE
Sr(a). Assistente de
Integração da E/SUBE/CRE
Sr(a). Gerente da
E/SUBE/CRE/GED
Sr(a). Diretor(a) de
Unidade Escolar
Solicitamos que, para o 1º, 2º e 3º
Anos, todas as Unidades Escolares iniciem atividades de recuperação paralela e
reforço escolar já na primeira semana de aulas. Para tal, encaminhamos listagem
de todos os alunos do 1º, 2º e 3º Anos, conceituados com I e/ou reprovados por
falta, contendo seus conceitos, médias e notas das provas bimestrais. Esses
alunos devem receber atenção prioritária neste ano.
Os professores desses alunos devem,
desde o primeiro dia letivo, utilizar o momento previsto, na rotina diária,
para recuperação paralela desses educandos, na qual devem seguir as orientações
do livro “Leitura e Escrita – 1º e 2º Anos”, organizado pela Profª Iza
Locatelli, e fazer uso, em seu trabalho pedagógico, de atividades diferenciadas
e dos cadernos de apoio pedagógico de anos anteriores.
Enfatizamos que esses
alunos devem merecer, durante todo este ano letivo, atenção especial da escola,
principalmente nas atividades de reforço, de recuperação paralela e no
contraturno. As atividades serão acompanhadas por todas as instâncias desta
Secretaria.
Informamos
que esses alunos participarão da Avaliação Diagnóstica que será realizada em
março.
Verificamos
que, nessa listagem, no 3º Ano, há situações finais dereprovação que precisam
ser retificadas. Há diversos casos de alunos com dois ou três conceitos positivos
(MB, B ou R), inclusive com média anual superior a 5,0, mas reprovados, e não
por faltas. Lembramos que, de acordo com a legislação, o desempenho do
aluno durante o ano deve prevalecer sobre o resultado do último bimestre.
Pedimos, pois, que cada escola analise com cuidado sua listagem, para
reclassificar esses alunos de imediato.
Reafirmamos a importância
desta ação pedagógica para o êxito da alfabetização desses alunos, que, por
seus resultados, necessitam de olhar atento e acolhedor, além de ações efetivas
e apoio de toda a escola.
Agradecemos sua valiosa
colaboração.
Atenciosamente,
Oi! Muito legal o seu blog. Minha visita habitual está garantida. Beijos.
ResponderExcluirObrigada querida, visite sempre...
ResponderExcluir