A Coordenadoria de Educação, por meio de sua Coordenadoria
Técnica, solicita a colaboração dos Professores Regentes de Geografia e de
História na elaboração e no aprimoramento dos Cadernos Pedagógicos para o ano
letivo de 2013.
2. A E/SUBE/CED
apresenta duas formas específicas de contribuição (o que não impede que os
Professores contribuam de outras formas que considerarem pertinentes).
I- ENVIO DE IMAGENS E
RELATOS DE VIAGENS
- Os Professores
poderão enviar fotos de viagens que realizaram, bem como relatos dessas viagens.
As fotos e os relatos constituirão o banco de dados de Geografia e de
História.
- Caso tenham,
em seu acervo, fotos e/ou cartões postais do Rio Antigo, estes poderão ser
digitalizados e enviados, também como contribuição, para o banco de dados.
II- ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS
DIDÁTICAS
- Os Professores
poderão elaborar sequências didáticas no quantitativo que desejarem.
- Aquelas que
forem selecionadas farão parte dos Cadernos Pedagógicos de 2013.
- Indispensável
que as sequências didáticas obedeçam aos seguintes critérios:
- devem estar de acordo com as
Orientações Curriculares de Geografia e de História;
- não deverão ser cópia de livro
didático;
- utilizar, preferencialmente, livros
não didáticos, de modo adaptado;
- somente poderão conter imagens cuja
utilização tenha sido permitida pelo autor;
- imagens de domínio público ou que tenham
sido veiculadas pela imprensa poderão ser livremente utilizadas, desde
- citações, mapas, gráficos, tabelas
etc. deverão, obrigatoriamente, ter a fonte citada;
- fazer uso de sítios da internet editados por órgãos governamentais
(prefeituras, estados, embaixadas, consulados etc.) e/ou Universidades.
3. Em
caso de dúvidas sobre a concepção e a elaboração das sequências didáticas, poderá
ser feito contato com os Professores Beatriz Santos, Carlos Galvão ou Roberto
Antunes ou, ainda, pelo correio eletrônico: geografiaehistoriasme@gmail.com
4. Ressaltamos
que, todas as vezes em que forem utilizados os materiais enviados pelos
Professores, a Coordenadoria de Educação – E/SUBE/CED indicará a procedência,
citando o nome do colaborador.
5. Sobre o encaminhamento dos materiais, solicitamos
especial atenção às orientações que se seguem:
- as fotos, os relatos
e as sequências didáticas poderão ser entregues na sala 435 do CASS, aos
cuidados dos Professores Beatriz Santos, Carlos Galvão e Roberto Antunes,
em dois envelopes, nos quais esteja escrito:
- “Fotos e
relatos – .......ª CRE”
- “Sequências
didáticas – .......ª CRE”
- poderão,
também, ser enviados por meio eletrônico: geografiaehistoriasme@gmail.com
- importante que
os envelopes contenham o nome completo do Professor, a matrícula, a escola
e a CRE, a fim de que os créditos sejam devidamente indicados, quando da
utilização do material;
- cada envelope
deverá, ainda, vir acompanhado da autorização para uso da imagem e
do relato e da autorização para uso das sequências didáticas,
devidamente preenchidas, cujos modelos seguem em anexo a esta circular.
6. Ressaltamos
que o prazo final para encaminhamento será 30 de outubro de 2012.
7. Desde
já, agradecemos pela atenção, contando com a ampla divulgação junto às Unidades
Escolares.
Comentários
Postar um comentário