CIEP Dr. Adão Pereira Nunes no Jornal O dia!

Escolas públicas do Rio ganham prêmio de cinema

Rio - O Circuito CineCurta premiou escolas da rede pública do Rio que apresentaram os melhores trabalhos, a partir dos 16 curtas-metragens nacionais exibidos, debatidos e votados em nove colégios estaduais e municipais. No total, 8 mil alunos participaram, durante todo o mês de novembro, do projeto cultural – criado pela atriz e produtora cultural, Juliana Teixeira.
A primeira colocada foi a Escola Municipal Virgilio Francisco, de Coelho Neto, Zona Norte do Rio. A Escola Municipal Roma, em Copacabana, na Zona Sul, e o Ciep Adão Pereira Nunes, em Irajá, ficaram em segundo e terceiros lugares, respectivamente.
De acordo com Juliana Teixeira, o Circuito CineCurta mobilizou, ao longo do mês, alunos e professores das escolas onde foi apresentado. “Os alunos absorvem bem o conteúdo dos filmes e ficam conhecendo um pouco mais do país e do cinema brasileiro”, diz. Ao fim de cada sessão, há um debate, no qual é distribuído um kit com material escolar e uma apostila específica sobre o curta-metragem exibido. Com o material nas mãos, é proposto aos alunos desenvolverem trabalhos com suas impressões sobre os filmes.
“As apostilas contêm várias sugestões para que os professores as apliquem em salas de aula, a partir da temática dos filmes. Nosso objetivo é fazer com que o cinema funcione como uma ferramenta pedagógica, auxiliando na absorção do conteúdo formal do ensino”, explica Juliana Teixeira.
Os curtas-metragens selecionados, muitos deles premiados em festivais no Brasil e no exterior, são de vários gêneros – ficção, documentário ou animação –, mas obedecem a um critério básico, já que serão exibidos para crianças e adolescentes: não podem conter cenas de violência, sexo ou xingamentos.
Com informações da Agência Brasil

Comentários