COMUNICADO IMPORTANTE: NOVIDADES DO PROGRAMA CIENTISTAS DO AMANHÃ


Mudança na sequência de algumas Unidades

Para melhor adequar a grade curricular do Programa às demandas dos professores, representantes da E/SUBE/CED, da Sangari e um grupo de 10 (dez) professores convidados analisaram a sequência das Unidades e decidiram realizar algumas inversões.
A partir de 2012, a nova grade curricular de Ciências para as escolas do Programa ficará organizada da seguinte forma:
Grade Curricular Cientistas do Amanhã para 2012/2013
Ano
Unidades – Módulo I
Unidades – Módulo II
Unidades – Módulo III
1º ano
Animais
Água
Luz, Cores e Sombras
2º ano
Seres Vivos
Ar
Vida das Plantas
3º ano
Ciclos de Vida
Transformações
Solo
4º ano
Tempo e Clima
Rochas e Minerais
Corpo Humano
5º ano
Ecossistemas
Vida dos Animais
Terra, Sol e Lua
6º ano
Água, Solo e Rochas
Energia e Matéria nos Ecossistemas
Universo
7º ano
Diversidade das Plantas
Diversidade dos Animais
Mundo Microscópico
8º ano
Composição dos Alimentos
Nutrição e Locomoção no Organismo Humano
Regulação e Reprodução no Organismo Humano
9º ano
Materiais e suas Propriedades
Reações Químicas
Mecânica
*As linhas dos anos que tiveram inversão de Unidades estão grifadas.
DICA: o material das unidades realizadas no Módulo III de 2011 que se repetirão no Módulo I de 2012 podem permanecer organizados no armário já para o ano que vem!

Entrega do Material do Módulo I de 2012 em 2011

Os materiais do Módulo I de 2012 serão entregues nas escolas de 07 a 11 de novembro de 2011.
Como os materiais chegarão com bastante antecedência, pedimos que a equipe gestora:
1) faça apenas a conferência da quantidade de volumes, conforme informação da Carta de Entrega, até 7 dias após a entrega. Se notar a falta de alguma caixa, por favor, entre em contato com a Central de Atendimento da Sangari (0300-789-2038 ou cientistasdoamanha@sangari.com);
2) guarde as caixas lacradas em local seguro;
3) abra as caixas e realize a conferência dos itens apenas no início do ano letivo de 2012. As escolas terão até 30 dias após a formação dos professores (em data a ser definida) para comunicar à Central de Atendimento problemas com os materiais dos kits. Após essa data, qualquer solicitação de envio ou reposição deverá ser realizada por meio de Ficha de Ocorrência.

Quantidade de material por kit

Para facilitar a produção dos kits e a conferência e organização dos materiais nas escolas, a partir de agora todos os kits de um mesmo ano escolar serão entregues com o mesmo tamanho, independentemente do número exato de alunos por turma. Os kits serão montados de acordo com a média de alunos por turma de todas as escolas do Programa, por ano escolar.
A partir do Módulo I de 2012, os kits terão os seguintes tamanhos:
·         1º, 2º e 3º anos: kits para 28 alunos
·         4º ano: kits para 32 alunos
·         5º ao 9º anos: kits para 36 alunos
Se necessário, solicitamos aos professores que realizem os experimentos com grupos de 5 alunos, ao invés de 4. Desse modo, a quantidade do kit deverá ser suficiente para a realização das atividades em todas as turmas.
Os livros dos alunos serão entregues novamente, para o número total de alunos de cada turma, no 4º ano de uso da Unidade, da mesma forma que os demais livros do PNLD. Por isso, em 2012 serão entregues apenas os livros das Unidades que tiveram início em 2009. Para o módulo I, serão enviados em novembro livros das Unidades Tempo e Clima (4º ano) e Diversidade das Plantas (7º ano) na mesma quantidade de alunos pré-determinada para o kit. Caso a turma tenha mais alunos que o previsto para o kit padrão, o ajuste será feito no inicio de 2012, com base na primeira lista de movimentação de matrículas disponibilizada pela SME à Sangari.
Ressaltamos que os materiais não consumíveis, enviados às escolas em 2009 e 2010, não serão entregues novamente em 2012, pois eles tem vida útil de 5 anos.



Comentários

Postar um comentário