Pular para o conteúdo principal

Jogos eletrônicos para aprender a ler


Alfabetização em escolas municipais usará novas tecnologias

POR BRUNO MENEZES
Rio -  Alunos da rede municipal vão aprender a ler e escrever usando, entre outras ferramentas, jogos eletrônicos. A Educopédia — site da Secretaria Municipal de Educação com conteúdo pedagógico em forma de vídeos, games e programas de rádio gravados para Internet — ganhou versão para a classe de alfabetização que se chama Pé de Vento. E já neste ano letivo, que começa no próximo dia 13, assim como já ocorre com os do 6º a 8º ano, os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental contarão com esse auxílio tecnológico.
Todos os alfabetizadores estão sendo capacitados para que saibam utilizar os recursos do site. “Com as novidades, esperamos chegar logo em 1º lugar no Ideb (índice nacional que mede a qualidade do ensino). Talvez não seja este ano, mas garanto que vamos chegar lá, e logo”, afirmou ontem o prefeito, Eduardo Paes, em aula inaugural da rede, com participação da secretária de Educação, Cláudia Costin, e dos diretores de escola.
A Educopédia poderá ser acessada de casa por pais que quiserem acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos (www.educopedia.com.br). Para o professor, a tecnologia promete funcionar como aliada em sala de aula, atraindo a atenção da turma. Para as turmas de 6º a 8º ano, as salas serão preparadas com retroprojetor e um computador, para que alunos assistam a vídeos, brinquem com os jogos e, depois, treinem em casa.
Inglês todo dia
Outra novidade anunciada é que alunos de escolas que funcionam como ginásio experimental — com horário integral e onde as crianças têm tutores para ajudá-las a desenvolver projetos de vida — terão aula de Inglês todos os dias. O número de unidades com ginásio passará este ano de 10 para 19.

Comentários