Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de março de 2012

EDUCOPÉDIA



EDUCOPÉDIA

            A nossa plataforma já está em sua terceira versão. Em pesquisas internas, no fim do ano passado, detectamos melhorias nas notas, na disciplina, na motivação e no interesse dos alunos, apesar de sabermos que ainda temos problemas com a infraestrutura e na formação continuada de professores. Nesse ano, já começamos a distribuir os “Kits Educopédia” (projetores, caixas de som, quadros, microfones) para as salas de 1º a 5º anos. Seleções para novos educopedistas devem acontecer ainda no primeiro semestre do ano. Há grande receptividade para as aulas digitais de maneira geral, para o “Pé de Vento” (o curso de alfabetização da Educopédia) e para outros cursos extras, como o “Grandes Obras” (curso com aulas de literatura).
            Durante a semana de capacitação, tivemos oficinas para professores, mas, infelizmente, oferecemos poucas vagas para uma grande demanda. Várias CREs e até mesmo algumas escolas organizaram suas próprias oficinas. Para que todos os professores e gestores se sintam completamente à vontade com a utilização da plataforma, estamos disponibilizando oficinas que podem acontecer nas próprias escolas. As direções interessadas em ter oficinas nas suas unidades devem enviar um email para educopedia@rioeduca.net, com o assunto SOLICITAÇÃO DE OFICINA DA EDUCOPÉDIA e informando a data e a hora que desejam que a oficina aconteça. As oficinas duram três horas e o ideal é que a maioria dos professores esteja presente.


           
Queremos uma rede de alunos e professores leitores, mas também escritores e autores, de suas vidas e de livros. Por isso, a EDUCOTECA, a biblioteca turbinada da Educopédia, chega em algumas semanas, e nós poderemos fazer experiências com livros interativos, transmídia e coautoria. No segundo semestre deveremos pilotar o EDUCOMUNDO, uma grande gincana entre times de escolas que misturará atividades virtuais e presenciais.

RIOEDUCA

            O Portal Rioeduca vem mostrando ações de excelência de várias escolas em todas as CREs, divulgando e dando destaque à inteligência da ponta. A cada dia é maior o número de acessos de professores e gestores ao portal para troca de informações e para utilização de seus emails. Em 2011, tivemos o primeiro webinário (seminário na web) com a participação da especialista Andréa Ramal e teremos vários outros em 2012. Nos próximos dias, o Portal divulgará um concurso de ilustrações em que alunos e professores poderão participar e competir por iPads. Em agosto, teremos a segunda versão do Troféu Rioeduca, que premiará, mais uma vez, os melhores blogs e projetos de unidades e de educadores.

ESCOLA 3.0

            Até o fim de 2012 teremos implementado um novo sistema em todas as unidades escolares. Os objetivos do novo sistema “Escola 3.0” são: 1) Melhorar a inteligência coletiva da Secretaria; e 2) Auxiliar a comunidade escolar por meio da integração de dados e da criação de ferramentas e processos pedagógicos, de comunicação e administrativos mais ágeis, modernos e intuitivos. O Escola 3.0 englobará a Educopédia, o Rioeduca e o Sistema de Gestão Acadêmica - SGA, que chega para substituir o SCA. O SGA permitirá o gerenciamento centralizado das atividades acadêmicas das escolas, como matrícula dos alunos, formação de turmas, movimentações, controle de notas e frequências, e planejamento de aulas, de qualquer computador conectado à internet e em tempo real. Planejamentos e diários eletrônicos poderão ser acessados e utilizados de forma rápida e fácil.

TRANSFORMAÇÃO 3.0

Não basta sermos a rede mais inovadora do país se não temos a certeza de que todos os participantes estão conseguindo se apropriar das novas ferramentas tecnológicas para melhorar sua prática pedagógica e para personalizar o processo de aprendizagem de acordo com os estilos e as necessidades de cada aluno. É nesse contexto que ofereceremos o Transformação 3.0, um curso de formação continuada direcionado a todos os integrantes da rede e para que ninguém mais possa sentir medo, vergonha ou receio de utilizar computadores, tablets, internet, Educopédia, Rioeduca, Sistema Escola 3.0, redes sociais, etc... Cada unidade escolherá o seu embaixador e as aulas poderão ser presenciais, na própria escola, ou a distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário