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quarta-feira, 11 de abril de 2012

CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO DA PRODUÇÃO DE TEXTO


CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO DA
PRODUÇÃO DE TEXTO

2º Ano

ASPECTOS
INDICADORES
PONTUAÇÃO
1. TÍTULO
(Questão 1)
     Identificar elementos de apresentação de um livro: título.

Escreve corretamente o título integral do livro = 2,5
Escreve integralmente, mas com uma incorreção o título do livro = 2,0
Escreve integralmente, mas com mais de uma incorreção o título do livro = 1,5
Escreve correta, mas parcialmente o título do livro = 1,0
Escreve parcial e incorretamente o título do livro = 0,5
Não atende = 0
2. DESENHO
(Questão 2)
    Demonstrar compreensão da história lida, por meio de um desenho.

1)    1) O desenho permite perceber, com clareza, de que trata a história do livro = 2,5
2) O desenho permite perceber, com algumas falhas na clareza, de que trata a história do livro = 2,0
3) O desenho mostra uma cena não essencial da história do livro = 1,5
4) O desenho mostra, apenas, algum personagem da história do livro = 1,0
5) Há um desenho, mas sem clara relação com a história do livro = 0,5
6) Não atende = 0
3. COESÃO TEXTUAL
(Questão 3)
     Demonstra conhecer a sequência de uma história.

1) Organiza as frases na sequência correta da história = 2,5
2) Organiza as frases com alguma falha na sequência da história  = 2,0
3) Escreve frases soltas, mas pertinentes sobre o enredo da história = 1,5
4) Escreve frases sobre personagem, espaço ou detalhe da história  = 1,0
5) Escreve uma única frase sobre a história = 0,5
5) Não atende. = 0
4. USO DA LÍNGUA
(Questão 3)
     Utilizar a escrita como sistema de representação, respeitando os seguintes aspectos do código linguístico:
1) uso adequado do vocabulário;
2)  ortografia - relação grafema/ fonema; espaçamento entre palavras; uso de maiúsculas; acentuação.
3) pontuação – ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgula.
4) concordância nominal e verbal (relações morfossintáticas).
1) Demonstra bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos ortográficos, de pontuação e de concordância na organização das frases = 2,5
2) Demonstra bom domínio do código linguístico, apresentando, eventualmente, na organização das frases, dificuldades  nos aspectos ortográficos, de pontuação ou de concordância = 2,0
3)  Demonstra razoável domínio do código linguístico, com algumas dificuldades nos aspectos ortográficos, de pontuação e de concordância = 1,5
4) Demonstra razoável domínio do código linguístico, mas com muitas dificuldades em todos os aspectos = 1,0
5) Demonstra conhecimento reduzido do código linguístico, com dificuldade na organização das frases = 0,5
6) Não demonstra domínio do código linguístico  = 0
 3º Ano

ASPECTOS
INDICADORES
PONTUAÇÃO
1. ESTRUTURA
     Apresentar elementos de apresentação do texto: redige utilizando as características específicas da tipologia (bilhete) nos locais adequados.
5 itens: Data
             Vocativo
             Despedida
             Assinatura
             Corpo (visão geral do texto)
5 itens = 2,5
4 itens = 2,0
3 itens = 1,5
2 itens = 1,0
1 item = 0,5
Não atende = 0
2. COERÊNCIA
    Compreender a proposta da produção textual e desenvolver o tema, estabelecendo uma comunicação entre emissor e receptor por meio da elaboração de um texto estruturado.
Itens: O quê (convite)
          Para quê (ler o livro “X”)
          Por quê (argumento)
1)     1) Explicita o quê, para quê e por quê, com coerência e clareza = 2,5
2) Explicita o quê, para quê e por quê, mesmo que com algumas falhas na coerência ou na clareza = 2,0
3) Explicita para quê e por quê, mesmo que com algumas falhas na coerência ou na clareza = 1,5
4) Explicita apenas o quê e para quê, mesmo que com algumas falhas na coerência ou na clareza = 1,0
5) Toca em algum item, mas com pouca ou nenhuma coerência ou clereza = 0,5
6) Não consegue formar um texto = 0

3. COESÃO
     Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da produção textual.
(Recursos coesivos: palavras ou expressões utilizadas para ligar as partes do texto ou para evitar repetições desnecessárias)
1) Articula adequadamente as partes do texto, sem apresentar problemas na utilização de recursos coesivos = 2,5
2) Articula adequadamente as partes do texto, podendo apresentar eventuais problemas na utilização de recursos coesivos = 2,0
3) Articula razoavelmente as partes do texto, mas apresenta problemas na utilização de recursos coesivos = 1,5
4) Articula razoavelmente as partes do texto, mas apresenta uso excessivo de repetições desnecessárias = 1,0
5) Articula precariamente as partes do texto, devido a  problemas frequentes na utilização de recursos coesivos = 0,5
6) Não articula as partes do texto = 0
4. USO DA LÍNGUA
     Utilizar a escrita como sistema de representação, respeitando os seguintes aspectos do código linguístico:
1) uso adequado do vocabulário;
2)  ortografia - relação grafema/
fonema; espaçamento entre palavras; uso de maiúsculas; acentuação.
3) pontuação – ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgula.
4) concordância nominal e verbal (relações morfossin-táticas).
1) Demonstra excelente domínio do código linguístico, respeitando os aspectos ortográficos, de pontuação e de concordância = 2,5
2) Demonstra bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos ortográficos, de pontuação e de concordância = 2,0
3) Demonstra bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos de concordância, mas com algumas dificuldades em pontuação ou acentuação = 1,5
4) Demonstra bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos ortográficos ou de pontuação, mas com dificuldades na concordância = 1,0
5) Demonstra conhecimento reduzido do código linguístico, apresentando dificuldades com relação à pontuação, à acentuação e à concordância = 0,5
6) Não apresenta conhecimento mínimo do código linguístico = 0
4º Ano

ASPECTOS
INDICADORES
PONTUAÇÃO
1. ESTRUTURA
     Apresentar elementos de apresentação do texto: redige utilizando as características específicas da tipologia (carta) nos locais adequados.
5 itens: Data
             Vocativo
             Despedida
             Assinatura
             Corpo (visão geral do texto)
5 itens = 2,5
4 itens = 2,0
3 itens = 1,5
2 itens = 1,0
1 item = 0,5
Não atende = 0
2. COERÊNCIA
    Compreender a proposta da produção textual e desenvolver o tema, estabelecendo uma comunicação entre emissor e receptor por meio da elaboração de um texto estruturado.
Itens: O quê (ler o livro “X”)
          De quem (personagem)
          Por quê (argumento)
1)     1) Explicita o quê, de quem e por quê, com coerência e clareza = 2,5
2) Explicita o quê, de quem e por quê, mesmo que com algumas falhas na coerência ou na clareza = 2,0
3) Explicita de quem e por quê, mesmo que com algumas falhas na coerência ou na clareza = 1,5
4) Explicita apenas o quê e de quem, mesmo que com algumas falhas na coerência ou na clareza = 1,0
5) Toca em algum item, mas com pouca ou nenhuma coerência ou clareza = 0,5
6) Não consegue formar um texto = 0

3. COESÃO
     Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da produção textual.
(Recursos coesivos: palavras ou expressões utilizadas para ligar as partes do texto ou para evitar repetições desnecessárias)
*1) Articula adequadamente as partes do texto, sem apresentar problemas na utilização de recursos coesivos = 2,5
2) Articula adequadamente as partes do texto, podendo apresentar eventuais problemas na utilização de recursos coesivos = 2,0
3) Articula razoavelmente as partes do texto, mas apresenta problemas na utilização de recursos coesivos = 1,5
4) Articula razoavelmente as partes do texto, mas apresenta uso excessivo de repetições desnecessárias = 1,0
5) Articula precariamente as partes do texto, devido a  problemas frequentes na utilização de recursos coesivos = 0,5
6) Não articula as partes do texto = 0
4. USO DA LÍNGUA
     Utilizar a escrita como sistema de representação, respeitando os seguintes aspectos do código linguístico:
1) uso adequado do vocabulário;
2)  ortografia - relação grafema/
fonema; espaçamento entre palavras; uso de maiúsculas; acentuação.
3) pontuação – ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgula.
4) concordância nominal e verbal (relações morfossin-táticas).
1) Demonstra excelente domínio do código linguístico, respeitando os aspectos ortográficos, de pontuação e de concordância = 2,5
2) Demonstra bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos ortográficos, de pontuação e de concordância = 2,0
3) Demonstra bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos de concordância, mas com algumas dificuldades em pontuação ou acentuação = 1,5
4) Demonstra bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos ortográficos ou de pontuação, mas com dificuldades na concordância = 1,0
5) Demonstra conhecimento reduzido do código linguístico, apresentando dificuldades com relação à pontuação, à acentuação e à concordância = 0,5
6) Não apresenta conhecimento mínimo do código linguístico = 0

 5º Ano

ASPECTOS
INDICADORES
PONTUAÇÃO
1. ESTRUTURA
     Apresentar elementos de apresentação do texto: redige utilizando as características específicas da tipologia (carta) nos locais adequados.
5 itens: Data
             Vocativo
             Despedida
             Assinatura
             Corpo (visão geral do texto)
5 itens = 2,5
4 itens = 2,0
3 itens = 1,5
2 itens = 1,0
1 item = 0,5
Não atende = 0
2. COERÊNCIA
    Compreender a proposta da produção textual e desenvolver o tema, estabelecendo uma comunicação entre emissor e receptor por meio da elaboração de um texto estruturado.
Itens: O quê (ler o livro “X”)
          De quem (personagem)
          Por quê (argumento)
1)     1) Explicita o quê, de quem e por quê, com coerência e clareza = 2,5
2) Explicita o quê, de quem e por quê, mesmo que com algumas falhas na coerência ou na clareza = 2,0
3) Explicita de quem e por quê, mesmo que com algumas falhas na coerência ou na clareza = 1,5
4) Explicita apenas o quê e de quem, mesmo que com algumas falhas na coerência ou na clareza = 1,0
5) Toca em algum item, mas com pouca ou nenhuma coerência ou clareza = 0,5
6) Não consegue formar um texto = 0

3. COESÃO
     Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da produção textual.
(Recursos coesivos: palavras ou expressões utilizadas para ligar as partes do texto ou para evitar repetições desnecessárias)
1) Articula adequadamente as partes do texto, sem apresentar problemas na utilização de recursos coesivos = 2,5
2) Articula adequadamente as partes do texto, podendo apresentar eventuais problemas na utilização de recursos coesivos = 2,0
3) Articula razoavelmente as partes do texto, mas apresenta problemas na utilização de recursos coesivos = 1,5
4) Articula razoavelmente as partes do texto, mas apresenta uso excessivo de repetições desnecessárias = 1,0
5) Articula precariamente as partes do texto, devido a  problemas frequentes na utilização de recursos coesivos = 0,5
6) Não articula as partes do texto = 0
4. USO DA LÍNGUA
     Utilizar a escrita como sistema de representação, respeitando os seguintes aspectos do código linguístico:
1) uso adequado do vocabulário;
2)  ortografia - relação grafema/
fonema; espaçamento entre palavras; uso de maiúsculas; acentuação.
3) pontuação – ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgula.
4) concordância nominal e verbal (relações morfossin-táticas).
1) Demonstra excelente domínio do código linguístico, respeitando os aspectos ortográficos, de pontuação e de concordância = 2,5
2) Demonstra bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos ortográficos, de pontuação e de concordância = 2,0
3) Demonstra bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos de concordância, mas com algumas dificuldades em pontuação ou acentuação = 1,5
4) Demonstra bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos ortográficos ou de pontuação, mas com dificuldades na concordância = 1,0
5) Demonstra conhecimento reduzido do código linguístico, apresentando dificuldades com relação à pontuação, à acentuação e à concordância = 0,5
6) Não apresenta conhecimento mínimo do código linguístico = 0

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