CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO DA PRODUÇÃO DE TEXTO


CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO DA
PRODUÇÃO DE TEXTO

2º Ano

ASPECTOS
INDICADORES
PONTUAÇÃO
1. TÍTULO
(Questão 1)
     Identificar elementos de apresentação de um livro: título.

Escreve corretamente o título integral do livro = 2,5
Escreve integralmente, mas com uma incorreção o título do livro = 2,0
Escreve integralmente, mas com mais de uma incorreção o título do livro = 1,5
Escreve correta, mas parcialmente o título do livro = 1,0
Escreve parcial e incorretamente o título do livro = 0,5
Não atende = 0
2. DESENHO
(Questão 2)
    Demonstrar compreensão da história lida, por meio de um desenho.

1)    1) O desenho permite perceber, com clareza, de que trata a história do livro = 2,5
2) O desenho permite perceber, com algumas falhas na clareza, de que trata a história do livro = 2,0
3) O desenho mostra uma cena não essencial da história do livro = 1,5
4) O desenho mostra, apenas, algum personagem da história do livro = 1,0
5) Há um desenho, mas sem clara relação com a história do livro = 0,5
6) Não atende = 0
3. COESÃO TEXTUAL
(Questão 3)
     Demonstra conhecer a sequência de uma história.

1) Organiza as frases na sequência correta da história = 2,5
2) Organiza as frases com alguma falha na sequência da história  = 2,0
3) Escreve frases soltas, mas pertinentes sobre o enredo da história = 1,5
4) Escreve frases sobre personagem, espaço ou detalhe da história  = 1,0
5) Escreve uma única frase sobre a história = 0,5
5) Não atende. = 0
4. USO DA LÍNGUA
(Questão 3)
     Utilizar a escrita como sistema de representação, respeitando os seguintes aspectos do código linguístico:
1) uso adequado do vocabulário;
2)  ortografia - relação grafema/ fonema; espaçamento entre palavras; uso de maiúsculas; acentuação.
3) pontuação – ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgula.
4) concordância nominal e verbal (relações morfossintáticas).
1) Demonstra bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos ortográficos, de pontuação e de concordância na organização das frases = 2,5
2) Demonstra bom domínio do código linguístico, apresentando, eventualmente, na organização das frases, dificuldades  nos aspectos ortográficos, de pontuação ou de concordância = 2,0
3)  Demonstra razoável domínio do código linguístico, com algumas dificuldades nos aspectos ortográficos, de pontuação e de concordância = 1,5
4) Demonstra razoável domínio do código linguístico, mas com muitas dificuldades em todos os aspectos = 1,0
5) Demonstra conhecimento reduzido do código linguístico, com dificuldade na organização das frases = 0,5
6) Não demonstra domínio do código linguístico  = 0
 3º Ano

ASPECTOS
INDICADORES
PONTUAÇÃO
1. ESTRUTURA
     Apresentar elementos de apresentação do texto: redige utilizando as características específicas da tipologia (bilhete) nos locais adequados.
5 itens: Data
             Vocativo
             Despedida
             Assinatura
             Corpo (visão geral do texto)
5 itens = 2,5
4 itens = 2,0
3 itens = 1,5
2 itens = 1,0
1 item = 0,5
Não atende = 0
2. COERÊNCIA
    Compreender a proposta da produção textual e desenvolver o tema, estabelecendo uma comunicação entre emissor e receptor por meio da elaboração de um texto estruturado.
Itens: O quê (convite)
          Para quê (ler o livro “X”)
          Por quê (argumento)
1)     1) Explicita o quê, para quê e por quê, com coerência e clareza = 2,5
2) Explicita o quê, para quê e por quê, mesmo que com algumas falhas na coerência ou na clareza = 2,0
3) Explicita para quê e por quê, mesmo que com algumas falhas na coerência ou na clareza = 1,5
4) Explicita apenas o quê e para quê, mesmo que com algumas falhas na coerência ou na clareza = 1,0
5) Toca em algum item, mas com pouca ou nenhuma coerência ou clereza = 0,5
6) Não consegue formar um texto = 0

3. COESÃO
     Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da produção textual.
(Recursos coesivos: palavras ou expressões utilizadas para ligar as partes do texto ou para evitar repetições desnecessárias)
1) Articula adequadamente as partes do texto, sem apresentar problemas na utilização de recursos coesivos = 2,5
2) Articula adequadamente as partes do texto, podendo apresentar eventuais problemas na utilização de recursos coesivos = 2,0
3) Articula razoavelmente as partes do texto, mas apresenta problemas na utilização de recursos coesivos = 1,5
4) Articula razoavelmente as partes do texto, mas apresenta uso excessivo de repetições desnecessárias = 1,0
5) Articula precariamente as partes do texto, devido a  problemas frequentes na utilização de recursos coesivos = 0,5
6) Não articula as partes do texto = 0
4. USO DA LÍNGUA
     Utilizar a escrita como sistema de representação, respeitando os seguintes aspectos do código linguístico:
1) uso adequado do vocabulário;
2)  ortografia - relação grafema/
fonema; espaçamento entre palavras; uso de maiúsculas; acentuação.
3) pontuação – ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgula.
4) concordância nominal e verbal (relações morfossin-táticas).
1) Demonstra excelente domínio do código linguístico, respeitando os aspectos ortográficos, de pontuação e de concordância = 2,5
2) Demonstra bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos ortográficos, de pontuação e de concordância = 2,0
3) Demonstra bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos de concordância, mas com algumas dificuldades em pontuação ou acentuação = 1,5
4) Demonstra bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos ortográficos ou de pontuação, mas com dificuldades na concordância = 1,0
5) Demonstra conhecimento reduzido do código linguístico, apresentando dificuldades com relação à pontuação, à acentuação e à concordância = 0,5
6) Não apresenta conhecimento mínimo do código linguístico = 0
4º Ano

ASPECTOS
INDICADORES
PONTUAÇÃO
1. ESTRUTURA
     Apresentar elementos de apresentação do texto: redige utilizando as características específicas da tipologia (carta) nos locais adequados.
5 itens: Data
             Vocativo
             Despedida
             Assinatura
             Corpo (visão geral do texto)
5 itens = 2,5
4 itens = 2,0
3 itens = 1,5
2 itens = 1,0
1 item = 0,5
Não atende = 0
2. COERÊNCIA
    Compreender a proposta da produção textual e desenvolver o tema, estabelecendo uma comunicação entre emissor e receptor por meio da elaboração de um texto estruturado.
Itens: O quê (ler o livro “X”)
          De quem (personagem)
          Por quê (argumento)
1)     1) Explicita o quê, de quem e por quê, com coerência e clareza = 2,5
2) Explicita o quê, de quem e por quê, mesmo que com algumas falhas na coerência ou na clareza = 2,0
3) Explicita de quem e por quê, mesmo que com algumas falhas na coerência ou na clareza = 1,5
4) Explicita apenas o quê e de quem, mesmo que com algumas falhas na coerência ou na clareza = 1,0
5) Toca em algum item, mas com pouca ou nenhuma coerência ou clareza = 0,5
6) Não consegue formar um texto = 0

3. COESÃO
     Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da produção textual.
(Recursos coesivos: palavras ou expressões utilizadas para ligar as partes do texto ou para evitar repetições desnecessárias)
*1) Articula adequadamente as partes do texto, sem apresentar problemas na utilização de recursos coesivos = 2,5
2) Articula adequadamente as partes do texto, podendo apresentar eventuais problemas na utilização de recursos coesivos = 2,0
3) Articula razoavelmente as partes do texto, mas apresenta problemas na utilização de recursos coesivos = 1,5
4) Articula razoavelmente as partes do texto, mas apresenta uso excessivo de repetições desnecessárias = 1,0
5) Articula precariamente as partes do texto, devido a  problemas frequentes na utilização de recursos coesivos = 0,5
6) Não articula as partes do texto = 0
4. USO DA LÍNGUA
     Utilizar a escrita como sistema de representação, respeitando os seguintes aspectos do código linguístico:
1) uso adequado do vocabulário;
2)  ortografia - relação grafema/
fonema; espaçamento entre palavras; uso de maiúsculas; acentuação.
3) pontuação – ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgula.
4) concordância nominal e verbal (relações morfossin-táticas).
1) Demonstra excelente domínio do código linguístico, respeitando os aspectos ortográficos, de pontuação e de concordância = 2,5
2) Demonstra bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos ortográficos, de pontuação e de concordância = 2,0
3) Demonstra bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos de concordância, mas com algumas dificuldades em pontuação ou acentuação = 1,5
4) Demonstra bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos ortográficos ou de pontuação, mas com dificuldades na concordância = 1,0
5) Demonstra conhecimento reduzido do código linguístico, apresentando dificuldades com relação à pontuação, à acentuação e à concordância = 0,5
6) Não apresenta conhecimento mínimo do código linguístico = 0

 5º Ano

ASPECTOS
INDICADORES
PONTUAÇÃO
1. ESTRUTURA
     Apresentar elementos de apresentação do texto: redige utilizando as características específicas da tipologia (carta) nos locais adequados.
5 itens: Data
             Vocativo
             Despedida
             Assinatura
             Corpo (visão geral do texto)
5 itens = 2,5
4 itens = 2,0
3 itens = 1,5
2 itens = 1,0
1 item = 0,5
Não atende = 0
2. COERÊNCIA
    Compreender a proposta da produção textual e desenvolver o tema, estabelecendo uma comunicação entre emissor e receptor por meio da elaboração de um texto estruturado.
Itens: O quê (ler o livro “X”)
          De quem (personagem)
          Por quê (argumento)
1)     1) Explicita o quê, de quem e por quê, com coerência e clareza = 2,5
2) Explicita o quê, de quem e por quê, mesmo que com algumas falhas na coerência ou na clareza = 2,0
3) Explicita de quem e por quê, mesmo que com algumas falhas na coerência ou na clareza = 1,5
4) Explicita apenas o quê e de quem, mesmo que com algumas falhas na coerência ou na clareza = 1,0
5) Toca em algum item, mas com pouca ou nenhuma coerência ou clareza = 0,5
6) Não consegue formar um texto = 0

3. COESÃO
     Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da produção textual.
(Recursos coesivos: palavras ou expressões utilizadas para ligar as partes do texto ou para evitar repetições desnecessárias)
1) Articula adequadamente as partes do texto, sem apresentar problemas na utilização de recursos coesivos = 2,5
2) Articula adequadamente as partes do texto, podendo apresentar eventuais problemas na utilização de recursos coesivos = 2,0
3) Articula razoavelmente as partes do texto, mas apresenta problemas na utilização de recursos coesivos = 1,5
4) Articula razoavelmente as partes do texto, mas apresenta uso excessivo de repetições desnecessárias = 1,0
5) Articula precariamente as partes do texto, devido a  problemas frequentes na utilização de recursos coesivos = 0,5
6) Não articula as partes do texto = 0
4. USO DA LÍNGUA
     Utilizar a escrita como sistema de representação, respeitando os seguintes aspectos do código linguístico:
1) uso adequado do vocabulário;
2)  ortografia - relação grafema/
fonema; espaçamento entre palavras; uso de maiúsculas; acentuação.
3) pontuação – ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgula.
4) concordância nominal e verbal (relações morfossin-táticas).
1) Demonstra excelente domínio do código linguístico, respeitando os aspectos ortográficos, de pontuação e de concordância = 2,5
2) Demonstra bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos ortográficos, de pontuação e de concordância = 2,0
3) Demonstra bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos de concordância, mas com algumas dificuldades em pontuação ou acentuação = 1,5
4) Demonstra bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos ortográficos ou de pontuação, mas com dificuldades na concordância = 1,0
5) Demonstra conhecimento reduzido do código linguístico, apresentando dificuldades com relação à pontuação, à acentuação e à concordância = 0,5
6) Não apresenta conhecimento mínimo do código linguístico = 0

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