Museus ensinam sobre a história do Brasil de maneira divertida


Quem vive de passado é museu. O ditado, seguidamente usado em tom pejorativo, não faz jus ao valor dos museus que o Brasil dispõe. Recuperar épocas anteriores é também viver um pouco do tempo que já passou. É essa proposta que orienta o trabalho de preservação, documentação e divulgação de peças históricas dos museus voltados para a história do Brasil. 
Atualmente, muitos deles oferecem exposições, visitas orientadas e projetos dedicados a estudantes de todas as idades, rendendo alternativas que podem aproximar os alunos do conteúdo visto em aula de maneira mais interessante.
"O ensino do estudante na escola é todo montado por meio do livro. Visitar o museu oferece outras possibilidades, por meio de linguagens diferentes, como a do visual. Só a atmosfera do ambiente já convida o aluno a dedicar outro tipo de atenção ao estudo", diz Normanda Freitas, coordenadora de educação do Museu da República do Rio de Janeiro. 
A instituição é apenas um dos exemplos de locais que os estudantes podem visitar para conferir de perto objetos, imagens e até cenários inteiros que marcaram diferentes períodos da história brasileira.

Comentários