Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Portal Releituras é referência na web para fãs de literatura



Projeto Releituras é uma plataforma que reúne obras, bibliografias e dados biográficos de escritores de diferentes períodos e movimentos literários, tudo num mesmo site. O foco principal está nos autores brasileiros consagrados, mas ao explorar o conteúdo o internauta encontrará tanto autores reconhecidos quanto novos talentos, e de diferentes nacionalidades.
O site serve também como uma fonte confiável de pesquisa para trabalhos acadêmicos, na localização de referências editadas em livro, audiovisual ou das adaptações teatrais da obra do autor.
Episódios relevantes da vida dos escritores estão dispostos em textos sucintos, organizados cronologicamente. No menu do autor é possível consultar ainda amostras de sua obra.
Além de grandes nomes, como Clarice Lispector, Guimarães Rosa e Carlos Drummond, o site possui uma seção dedicada a “novos escritores”, com a participação inclusive de autores inéditos em livro.
A seção “Vestibular” reúne informações sobre as principais listas de leitura obrigatória para os exames, além de linkar às páginas das respectivas universidades. Outra contribuição está no fácil acesso às bibliotecas de conteúdo digital aberto, caso da Brasiliana da USP, ou da Biblioteca Virtual de Literatura.
O site conta ainda com importantes diferenciais, como uma seção dedicada a ilustradores, e uma outra, em parceria com o Porta Curtas, reunindo filmes adaptados de obras literárias ou roterizados por autores destacados.

2 comentários:

  1. Olá Profª Gisele,


    Sou Profº Ailton Adriano, atuo em uma cidade do interior de MG (São Miguel do Anta), como especialista em TIC.
    Espero podermos trocar algumas ideias e experiências de sala de aula de informática.

    Visite meu Blog e conheça o que estamos fazendo para potencializar o Letramento Digital em nossa região.

    Abraços e Parabéns pelo seu trabalho.

    http://ailtonadriano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Prazer Prof Ailton, já estou seguindo seu blog! Vamos trocar ideias.

    ResponderExcluir