Sou professora de ciências, atuo como coordenadora pedagógica e participo de uma revolução na qualidade da Educação pública da Cidade do Rio de Janeiro, que está acontecendo no CIEP Dr. Adão Pereira Nunes, nas turmas de Ensino Fundamental.
Queríamos diminuir a evasão em nossa escola, melhorar o desempenho e a disciplina, promover a autonomia dos alunos, a formação continuada de professores em serviço, melhorar o fluxo de informações, incentivar o uso das novas tecnologias e revolucionar a relação aluno-professor. Para dar conta de todos esses objetivos, elaboramos o projeto de monitoria tecnológica, que consiste em formar alunos para ser monitores de seus próprios professores no uso das novas tecnologias.

A ideia levou em consideração o fato de os alunos serem usuários frequentes das tecnologias e estarem sempre aptos a aprender coisas novas – eles foram selecionados e capacitados no uso de aparatos tecnológicos e redes sociais. Após essa capacitação, cada aluno recebeu uma tarefa e um grupo de professores para monitorar.
Os alunos criaram contas de twitter, facebook e blogs, iniciaram os professores na utilização da plataforma Educopédia e os orientaram para que realmente se tornassem usuários da ferramenta tecnológica. Eles acompanham as postagens nos blogs, baixam programas, vídeos e fotos e tiram dúvidas dos professores. A ideia deu tão certo, que os monitores passaram a ser responsáveis pelo nosso Cineclube, que tem sessões semanais sempre realizadas por eles.

Professores que antes eram resistentes estão se tornando usuários de tecnologia – e os alunos estão melhorando a escrita devido ao uso dos blogs e das redes socais. Foi um projeto revolucionário e inovador não só pelo uso das ferramentas tecnológicas, mas pela mudança na relação entre professores e alunos. Todos saíram ganhando!
Gisele Cordeiro
CIEP Dr. Adão Pereira Nunes
Postado em Educopédia. Siga os comentários pelo RSS feed desse post. Publique um comentário ou deixe um trackback:Trackback URL.
Parabéns alunos e professores que aceitaram o desafio.
ResponderExcluir