Rio de Janeiro, 26 de janeiro de 2012. 
                                                                      
Assunto: Orientações sobre Recuperação para Alunos do 1º, 2º e 3º Anos em 2012


Sr(a). Coordenadora de E/SUBE/CRE
Sr(a). Assistente de Integração da E/SUBE/CRE
Sr(a). Gerente da E/SUBE/CRE/GED
Sr(a). Diretor(a) de Unidade Escolar

            Solicitamos que, para o 1º, 2º e 3º Anos, todas as Unidades Escolares iniciem atividades de recuperação paralela e reforço escolar já na primeira semana de aulas. Para tal, encaminhamos listagem de todos os alunos do 1º, 2º e 3º Anos, conceituados com I e/ou reprovados por falta, contendo seus conceitos, médias e notas das provas bimestrais. Esses alunos devem receber atenção prioritária neste ano.
            Os professores desses alunos devem, desde o primeiro dia letivo, utilizar o momento previsto, na rotina diária, para recuperação paralela desses educandos, na qual devem seguir as orientações do livro “Leitura e Escrita – 1º e 2º Anos”, organizado pela Profª Iza Locatelli, e fazer uso, em seu trabalho pedagógico, de atividades diferenciadas e dos cadernos de apoio pedagógico de anos anteriores.             
Enfatizamos que esses alunos devem merecer, durante todo este ano letivo, atenção especial da escola, principalmente nas atividades de reforço, de recuperação paralela e no contraturno. As atividades serão acompanhadas por todas as instâncias desta Secretaria.
            Informamos que esses alunos participarão da Avaliação Diagnóstica que será realizada em março.

            Verificamos que, nessa listagem, no 3º Ano, há situações finais dereprovação que precisam ser retificadas. Há diversos casos de alunos com dois ou três conceitos positivos (MB, B ou R), inclusive com média anual superior a 5,0, mas reprovados, e não por faltas. Lembramos que, de acordo com a legislação, o desempenho do aluno durante o ano deve prevalecer sobre o resultado do último bimestre. Pedimos, pois, que cada escola analise com cuidado sua listagem, para reclassificar esses alunos de imediato.
Reafirmamos a importância desta ação pedagógica para o êxito da alfabetização desses alunos, que, por seus resultados, necessitam de olhar atento e acolhedor, além de ações efetivas e apoio de toda a escola.
Agradecemos sua valiosa colaboração.

Atenciosamente,

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