Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Assunto: Atividades com o Almanaque de Férias



Circular E/SUBE/CED nº 05                            
                                                            Rio de Janeiro, 01 de fevereiro de 2012. 
                                 


Sr(a). Coordenadora de E/SUBE/CRE
Sr(a). Assistente de Integração da E/SUBE/CRE
Sr(a). Gerente da E/SUBE/CRE/GED
Sr(a). Diretor(a) de Unidade Escolar

            Informamos que, para as turmas do 1º ao 4º Ano, as primeiras duas semanas devem ser dedicadas à correção e revisão das atividades do Almanaque de Férias, que os alunos receberam em novembro de 2011. Para os alunos repetentes do 4º Ano, que não receberam esse almanaque, lembramos que, se não houver sobras na escola, ele pode ser baixado da intranet.
Com o objetivo de auxiliar os professores nessas atividades, as escolas estão recebendo um caderno contendo sugestões de planejamento e de desenvolvimento da dinâmica das aulas para um período de, aproximadamente, quinze dias.
Esse material tem, como suporte, as orientações presentes no livro Leitura e Escrita 1º e 2º anos, elaborado sob a consultoria da Professora Doutora Iza Locatelli. No ensino da leitura e da escrita, foram priorizadas as quatro habilidades básicas: FALAR, ESCUTAR, LER E ESCREVER, sendo o texto a unidade de partida de todo o trabalho. No ensino da Matemática, as habilidades priorizadas têm, como referência, o desenvolvimento do raciocínio lógico e a resolução de problemas, a leitura e interpretação de gráficos e tabelas, e a exploração e compreensão do espaço, com suas dimensões, formas de constituição, grandezas e medidas. Cada Professor(a) fará, é claro, as adequações necessárias para atender às reais necessidades das crianças de sua turma.
            Para tornar o trabalho mais atraente, os alunos do 1º e do 2º Ano receberão um DVD da série “Juro que Vi”, produzida pela Multirio, e os do 3º Ano já deverão ter feito a leitura do livro “Jabuti Sabido e Macaco Metido”, de Ana Maria Machado, o qual deve ser discutido pelo professor(a) com os alunos.
Reafirmamos a importância desta ação pedagógica, visto que a revisão inicial permite ao professor valiosa diagnose para seu planejamento, bem como consolida conhecimentos importantes para o êxito dos alunos em suas novas aprendizagens.
Agradecemos sua valiosa colaboração.

Atenciosamente,

Nenhum comentário:

Postar um comentário