Circular
E/SUBE nº 008
Rio de
Janeiro, 16 de fevereiro de 2012.
Senhor (a) Coordenador (a) de
E/SUBE/CRE
Senhor (a) Gerente de
E/SUBE/CRE/GED
O
Projeto Nenhuma Criança/Jovem a Menos torna-se cada vez mais importante para o
Programa Reforço Escolar, constituindo-se na prática pedagógica que deverá
estar sempre presente na Rede Municipal de Ensino: não deixar nenhum aluno para
trás.
2. Nesse ano de 2012, a orientação é iniciar o
projeto no dia 5 de março, com alunos nas seguintes condições:
§ alunos que
participaram do NCM em 2011 e repetiram o ano;
§ alunos que não
obtiveram sucesso no Realfabetização 1 A e Realfabetização 2 A;
§ alunos que repetiram o
3° ano escolar.
3. Esses grupamentos estão sendo encaminhados na
listagem em anexo para que as E/SUBE/CRE/GEDs e as Direções das Unidades Escolares
possam organizar a proposta do trabalho e marcar os alunos participantes do
projeto na coluna NM do Sistema de Controle Acadêmico (SCA).
4. Cabe relembrar que o projeto tem como proposta
uma ação mais cuidadosa e um acompanhamento intenso do aluno pelo professor
regente da turma, no primeiro segmento, e pelo professor de Língua Portuguesa,
prioritariamente, no segundo segmento. As principais ações são:
§
o aluno permanece 3 vezes por semana em horário no contraturno, com atividades
de reforço escolar, com estagiários ou voluntários;
§
o aluno tem acompanhamento quinzenal, com base no preenchimento de fichas de
observação, já disponibilizadas desde o ano passado;
§
o aluno faz provas mensais, permitindo, assim, intervenções mais rápidas na
aprendizagem;
§
o aluno tem leitura obrigatória de livros pré-determinados;
§
uso do reforço digital e da educopédia;
§
termo assinado pelos pais, com ciência de que o filho participa do projeto.
5. Os alunos que seguiram para o 2º ano e para o
3º ano com conceito I, conforme listagem enviada pelo prof. Antonio Mateus,
anteriormente, iniciaram o processo de recuperação paralela no início do ano
letivo. Os alunos do 3º ano, ainda analfabetos, podem também ingressar no
projeto Nenhuma Criança a Menos.
6.
Na
listagem agora enviada existem dois pontos de atenção: a) alunos reprovados no
Realfabetização 1 e enturmados no Aceleração 1 e b) alunos reprovados (conceito
I) no 3º ano, porém com notas altas nas
provas. Após verificação da
Coordenadoria, alguns alunos poderão ser incluídos ou excluídos do projeto
Nenhuma Criança/Jovem a Menos.
7. Caso o aluno recupere-se na aprendizagem, pode
sair do projeto, preferencialmente ao final do bimestre.
8. Os alunos com baixo desempenho na ProvaRio
ingressarão no projeto, assim que consolidarmos a listagem dos que deverão
participar.
9.
Outros
alunos poderão também ingressar, a partir da necessidade observada pelos
professores das turmas e pelo desempenho apresentado nas provas bimestrais.
10. Estamos à disposição para quaisquer
esclarecimentos.
Atenciosamente,
Jurema
Regina Holperin
Gerente
do Reforço Escolar
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