Palestras da APPAI


O Espaço do Brincar como Espaço de Aprendizagem 
Data: 22/03/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 –quinta–feira
Objetivo: analisar o brincar como sendo uma tarefa conjugada entre família e escola
 e como espaço de construção do conhecimento.
Palestrante: Marcia Regina F. Ribeiro - Psicóloga, com especialização em Psicopedagogia,
 pela Universidade de Havana - Cuba - Uniaal, em Psicopedagogia na Educação, pela UFRJ
 e em Psicologia Clínica, pela PUC-RJ.
Programação: a importância do brincar e a construção do conhecimento; o espaço em que
 a família e a escola possibilitam a construção do conhecimento, dos limites e das correlações simbólicas com filhos e alunos; apresentar jogos práticos com foco lógico, simbólico e na
 linguagem que permitam o educador vivenciar atividades do brincar que ajudem na
 aprendizagem; autores Alícia Fernandez, Winnicott, Freud e Ricardo Rudolfo.
Participe

Paulo Freire: o Cidadão do Mundo e sua Educação Transformadora 
Data: 23/03/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – sexta–feira
Objetivo: promover a reflexão sobre uma proposta de educação como prática da liberdade
 e como movimento em busca da autonomia dos educandos.
Palestrante: Andrea da Paixão Fernandes - mestre em Educação (UFF). 
Programação: quem foi Paulo Reglus Neves Freire?; concepções de educação na visão
 freireana; experiências da década de 1960; contribuições de Paulo Freire para a atualidade;
 onde aprofundar as referências freireanas.
Participe

Comportamento Bullying e Transtornos de Conduta 
Data: 24/03/2012 / Horário: 8h30 às 13h30 – sábado
Objetivo: proporcionar acesso ao conhecimento das formas de identificação dos principais
 problemas relacionados ao Bullying e aos transtornos de conduta, suas características,
 efeitos e consequências; orientar os pais e professores em como buscar tratamento e
como podem agir na condição de mediadores na relação com alunos que necessitam
aprender a controlar o comportamento e os impulsos.
Palestrante: Gustavo Teixeira - Médico Psiquiatra.
Programação: o desenvolvimento infantil; família e educação; fatores genéticos e
ambientais.
Participe

Moralidade e Atualidade ? Repercussões na Educação: Moscas sobre a Moral 
Data: 28/03/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – quarta–feira
Objetivo: propiciar a reflexão e o debate sobre a devolução à escola e, aos
professores-educadores, o lugar de grande importância que ocupam na sociedade.
Palestrante: Samanta Obadia - graduada em Filosofia, pela PUC/RJ, com
 especialização em Filosofia para Crianças.
Programação: como trabalhar o conteúdo das disciplinas nas escolas diante da fratura
 ética presente em nossa sociedade?; como exercer a profissão de educador para um
 alunado que despreza o conhecimento, pois não consegue vislumbrar utilidade nem
 sentido nesta aquisição?; como estabelecer disciplina numa instituição que se divide
 conceitualmente entre educação e entretenimento?.
Participe

A Voz do Professor: a Prevenção e Preservação da Saúde Vocal do Docente 
Data: 29/03/2012 / Horário: 13 às 17h – quinta–feira
Objetivo: proporcionar ao professor conhecimentos gerais sobre os fatores de risco
 para a voz; informar sobre as medidas salutares para a manutenção da saúde vocal;
 vivenciar técnicas para aquecimento e desaquecimento vocal, bem como para o
 aprimoramento da expressão oral.
Palestrante: Angela Garcia - doutora em Fonoaudiologia pela Universidad del Museo
 Social Argentino.
Programação: os profissionais da voz; a voz; o aparelho fonador; ruídos no processo
 de ensino; abusos e maus hábitos vocais; queixas; pregas e nódulos vocais; cuidados
 com a voz; aquecimento e desaquecimento vocal.
Participe

Transtorno Não Verbal de Aprendizagem 
Data: 31/03/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – sábado
Objetivo: proporcionar aos profissionais de Educação o conhecimento desse transtorno de aprendizagem que acarreta não só dificuldades acadêmicas, como também socioemocionais/adaptativas.
Palestrante: Kátia Badin - fonoaudióloga.
Programação: funcionamento x citoarquitetura neural; diferenciação entre transtorno de aprendizagem verbal e não verbal; modelo neuropsicológico explicativo.
Participe

Dificuldades de Aprendizagem
Data: 11/04/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – quarta–feira
Objetivo: possibilitar aos profissionais de Educação um contato com as variáveis que
 interferem no processo ensino-aprendizagem, levando-os a uma reflexão sobre as
suas contribuições práticas, enquanto educadores, na identificação e diminuição das
 dificuldades de aprendizagem.
Palestrante: Patrícia Lorena - Mestre e doutoranda em Educação Especial, pela Uerj.
Programação: o que é aprendizagem ? entendendo os conceitos de aprendizagem e
 dificuldades de aprendizagem; conhecimento x saber; transtornos de aprendizagem.
Participe

Neurociências e Práticas Educacionais - Neuroeducação: uma Incógnita? 
Data: 12/04/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – quinta–feira
Objetivo: Apresentar aos profissionais de Educação as possibilidades na correção das dificuldades escolares de aprendizagem utilizando a metodologia da Neuroeducação.
Palestrante: Rita Thompson - Mestre em Educação.
Programação: determinantes do desenvolvimento infantil: ambiente x genética; desenvolvimento psicomotor; desenvolvimento da linguagem.
Participe

TDAH ? Déficit de Atenção/Hiperatividade na Escola 
Data: 14/04/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – sábado
Objetivo: propiciar aos profissionais de Educação lidar com o TDAH, na sala de aula e
 em todos os ambientes escolares.
Palestrante:  Gustavo Teixeira - Médico Psiquiatra.
Programação: a escola: formação acadêmica, socialização e inclusão; professor:
um profissional de saúde mental infantil?; o que é transtorno de déficit de
 atenção/hiperatividade.
Participe

Saúde na Escola: Vulnerabilidades na Adolescência x Gravidez Precoce 
Data: 18/04/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – quarta–feira
Objetivo: proporcionar, através da exposição do tema, a reflexão sobre a importância da
 prevenção e promoção em saúde nas escolas.
Palestrante: Dinah Oliveira Santos - Doutora em Saúde Coletiva - Instituto de Medicina
 Social, Uerj.
Programação: refletir sobre a importância da informação e do trabalho educativo;
 apresentar a questão da autoestima, das relações de gênero e da visão fantasiada
da realidade.
Participe

Potencialização Cognitiva: Instrumento de Aprendizagem Significativa! 
Data: 27/04/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – sexta–feira
Objetivo: apresentar uma metodologia que facilite aos profissionais de Educação
 promover a potencialização da aprendizagem significativa.
Palestrante:  Gleice Albuquerque - Especialista em Potencialização Cognitiva pelo
 Icelp (International Center for the Enhancement of Learning Potential) de Israel.
 Níveis 1 e 2.
Programação: o potencial de aprendizagem; o que é mediação cognitiva; fatores
 indispensáveis para a aprendizagem.
Participe

Educação a Distância: Possibilidades e Caminhos 
Data: 28/04/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – sábado
Objetivo: apresentar aos professores uma abordagem sobre a Educação a
 Distância (EAD) na sua forma mais ampla. .
Palestrante: Fernando Mattos - Analista de Sistemas com especialização pela PUC.
Programação: panorama da EAD no Brasil; funcionamento do sistema Universidade
 Aberta do Brasil (UAB); tipos de EAD.
Participe

Atenção:
Fica preservado à Appai, a qualquer momento, o cancelamento ou adiamento dos
 eventos pelo não preenchimento do número mínimo exigido de vagas ou por alguma
outra eventualidade que impeça a realização do evento. Nesses casos, os inscritos
 serão comunicados por e–mail e/ou telefone no prazo de até um dia antes da realização
 do evento
Palestras: informamos que é conferido certificado ao final de cada palestra aos que
 assistirem, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total oferecida
 em cada evento.
A inscrição nas palestras é individual
Local:
Auditório Francisco de Pinho Costa
Rua Senador Dantas, 117, Sobreloja 218
Centro – Rio de Janeiro.
Veja como chegar
Informações:
Através da página Fale Conosco
Apoio ao Associado: (21) 3983– 3200

Comentários