Pular para o conteúdo principal

O projeto Cineclube nas Escolas divulga .



Prezados Professores,
O projeto Cineclube nas Escolas divulga ...                       

                                                        "Seminário Temático Imagem e Afeto"
 
Dentro do XVI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audivisual a se realizar no Centro Universitário SENAC, em São Paulo, entre 8 e 11 de outubro de 2012, coordenaremos o Seminário Temático Imagem e Afeto. Para @s que desejarem ter mais informação sobre o encontro e sobre o ST favor consultar www.socine.org.br.
    Abaixo segue resumo da proposta do ST e agradecemos se puderem repassar a informação para eventuais interessad@s. Lembramos que aprovação de trabalho em seminário temático implica a participação não só durante sua apresentação mas no debate que pode se estender de 3 a 6 sessões, durante dois ou três dias do encontro.
     
Atenciosamente,
       Mariana Baltar, UFF
      Alessandra Brandão, UNISUL
      Denilson Lopes, UFRJ
 
 ST Imagens e Afetos
 Proposta de resumo curto
 Para alguns autores, o início do novo milênio é marcado por uma virada afetiva (affective turn). Seria esta virada afetiva que gostaríamos de examinar e nos perguntar como os afetos se colocam no horizonte contemporâneo, como base para não só pensar formas de pertencimento, comunidades, multidões, mas também a estética? Qual o papel do cinema e audiovisual na construção dessas articulações estéticas e políticas do afeto, ou seja, o papel das imagens e sons na construção da experiência afetiva e de afetação.
Em que medida a discussão sobre os afetos, tanto na dimensão filosófica (que vem desde Spinoza) quanto numa abordagem culturalista, transitando pelos estudos de gênero (gender), pelos estudos de performance, pelo pensamento pós-estruturalista, entre outras correntes, colocam questões para a arte? Em que medida os afetos e corpos apontam para distintas formas de encenação, dramaturgia, atuação de personagens e tessituras narrativas/discursivas?
 
Coordenadores:
 Mariana Baltar é professora da graduação em Estudos de Midia/UFF e do PPGCOM da UFF, e editora da Contracampo (Revista da Pós-graduação da UFF). Publicou diversos artigos em revistas acadêmicas entre eles Evidência invisível – Blow Job, vanguarda, documentário e pornografia, na Revista Famecos (2011), e o capítulo Weeping Reality: Melodramatic Imagination in Contemporary Brazilian Documentary, no livro Latin American Melodrama. Passion, Pathos, and Entertainment (2009).
 Alessandra Brandão é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem e do Curso de Cinema e Realização Audiovisual da Universidade do Sul de Santa Catarina. Tem publicado artigos da área em revistas acadêmicas, tais como Devires (2011) e Crítica Cultural (2010), e no livro da SOCINE (2006). Está atualmente co-organizando um livro sobre as políticas do cinema latinoamericano na contemporaneidade. Em maio de 2012, iniciará seu estágio pós-doutoral no Centre for Wolrd Cinema, na Universidade de Leeds, Inglaterra. É Secretária da SOCINE.
Denilson Lopes é professor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador do CNPq e autor de No Coração do Mundo: Paisagens Transculturais (a sair em 2012); A delicadeza: estética, experiência e paisagens (2007), O homem que amava rapazes e outros ensaios (2002) e Nós os mortos: melancolia e neo-barroco (1999), organizador, ao lado de Andréa França, de Cinema, globalização e interculturalidade (2010) e organizador de O cinema dos anos 90 (2005).

Comentários