5 maneiras de mostrar autoridade sem precisar gritar

Em alguns casos é preciso se impor e mostrar a sua opinião, especialmente para resolver conflitos. Mas gritar, nesses casos, não é uma boa saída. Veja 5 maneiras eficientes de mostrar autoridade.

Como mostrar autoridade sem gritar: 1. Seja impessoal

Você pode se sentir desapontado ou chateado com algum acontecimento, mas mantenha o foco na situação e não na pessoa envolvida. Procure entender o que aconteceu e resolver com calma, pedindo ajuda para apessoa envolvida. Um ponto importante é pensar que o erro foi um acidente e não uma tentativa da pessoa de atingir você e o seu trabalho. Analisar a situação com calma e ser compreensivo surtem muito mais efeito do que 15 minutos de gritaria e constrangimento.


Como mostrar autoridade sem gritar: 2. Mude o tom

Tendo em vista que o seu objetivo é responder o problema sem gritar, você pode se sentir tentado a usar um tom de voz amigável e compreensivo. Isso tampouco irá resolver, porque o causador do problema pode entender que o erro não foi tão grave. A saída nesse caso é usar um tom de voz sério, que mostre as consequências da situação.


Como mostrar autoridade sem gritar: 3. Conheça seus colegas

Se existe uma pessoa em especial com a qual você se desentende frequentemente, procure dedicar um tempo para se aproximar dela. Pense que da mesma maneira que a pessoa está desrespeitando a sua autoridade, você pode estar fazendo isso com ela. Muitas vezes os problemas gerados pelo autoritarismo podem ser resolvidos com uma boa conversa e menos ego envolvido na situação. Pense nisso.


Como mostrar autoridade sem gritar: 4. Saiba quando e como exigir

Não demande trabalhos por puro capricho, num momento em que seus colegas estão com a lista de afazeres cheia. Avalie cada situação de maneira isolada, identifique quem tem mais capacidade e condições para ajudá-lo no trabalho que precisa ser feito e peça com jeito. Mandar simplesmente porque você pode só vai destruir as possibilidades de construir relacionamentos saudáveis entre você e seus colegas.


Como mostrar autoridade sem gritar: 5. Esclareça os fatos

Se alguém diz alguma coisa que te aborrece ou, pior, se você escuta coisas que te incomodam, certifique-se de isso foi realmente o que as pessoas quiseram dizer. De repente você pode ter interpretado seu colega de maneira errada e gerar um conflito desnecessário. No caso de ouvir rumores o cuidado deve ser dobrado: vá direto à fonte. Tentar esclarecer as questões mostra que você sabe o que acontece e está interessado em resolver, para não ser feito de bobo.



Comentários