Flip 2012 homenageia Drummond e tem “mesa bônus”

O mês de julho está quase chegando e com ele a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). De 4 a 8 de julho, a cidade do litoral Sul Fluminense sedia a 10ª edição do evento que, dessa vez, vai homenagear o escritor Carlos Drummond de Andrade. Serão 17 encontros, entre leituras, bate-papos, filmes e lançamentos de livro que farão parte das atividades que irão somar-se à programação principal na Tenda dos Autores.

O autor da novela “Gabriela”, Walcyr Carrasco, e o escritor João Ubaldo Ribeiro vão homenagear Jorge Amado no evento, num debate que fará parte das celebrações do centenário do escritor, comemorado em agosto. Ambos discutirão a obra do autor do romance “Gabriela Cravo e Canela”. A exposição “Faces de Drummond” vai ocupar o segundo andar do espaço e ficará em cartaz ao longo de todo o mês de julho.

Para quem quiser assistir ao debate, que será realizado no dia 5, às 11h30, o ingresso custa R$ 10 e será vendido uma hora antes do evento. Já para as atividades gratuitas é necessário retirar os ingressos na Casa da Cultura uma hora antes. 

A assessoria de imprensa da Flip anunciou que esta edição contará com uma “mesa bônus”, com a participação dos cartunistas Laerte e Angeli, num encontro denominado “Quadrinhos para maiores”. A venda dos ingressos para a nova mesa começa às 10h desta segunda-feira (25), apenas pela internet e na sede da Casa Azul, em Paraty. "Não haverá ingressos nos pontos de venda físicos nem venda por telefone", informa a assessoria. A mesa terá um clima de conversa entre amigos. Com mais de 40 anos de trabalhos em comum, Angeli e Laerte abordam assuntos nos quais estão versados: histórias em quadrinhos, comportamento e humor.

Com orçamento de R$ 7 milhões, 23% a mais do que no ano passado, a Flip traz como destaques Jennifer Egan, Jonathan Franze e Jean-Marie Gustave Le Clézio. Egan venceu o prêmio Pulitzer de ficção no ano passado, com "A visita cruel do tempo", e vem pela primeira vez ao Brasil. O francês Le Clézio é o quinto a ganhar o prêmio Nobel e a integrar a programação da Flip, em suas dez edições. Já Franzen é autor do aclamado ''Liberdade'', de 2011.

A conferência de abertura será realizada em duas partes. Na primeira, Luís Fernando Veríssimo é o convidado e falará sobre a importância da literatura. Em seguida, Drummond começa a ser homenageado, com participação dos poetas Antonio Cícero e Silviano Santiago. O show que inicia o evento está a cargo do pernambucano Lenine.

Para mais informações, visite o site oficial do evento: http://www.flip.org.br.

Comentários