ELAS POR ELAS NAS TELAS DA CAIXA CULTURAL RIO


O Projeto Cineclube nas Escolas divulga ...


ELAS POR ELAS NAS TELAS DA CAIXA CULTURAL RIO
 
 
 
Nono Festival Internacional de Cinema Feminino bate recorde de inscrições e homenageia Zezé Motta
 
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta até domingo (8/7), a 9ª edição do Festival Internacional de Cinema Feminino (FEMINA)l.
Este ano, a grande homenageada será Zezé Motta, atriz consagrada por interpretar Xica da Silva, no cinema. Ela estará presente na sessão-homenagem, que exibirá o filme “Xica da Silva” (1976), de Cacá Diegues, no domingo, às 18h.
 
Dos mais de 800 inscritos, de 61 países, foram selecionados 90 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, de 24 países, dedicados a produções cinematográficas dirigidas por mulheres e/ou com temática feminina, muitos deles exibidos pela primeira vez no Brasil e na América Latina.
 
Com a curadoria de Paula Alves e Eduardo Cerveira, o festival pretende valorizar a participação da mulher no cinema, na arte e na cultura, estimular jovens diretoras, incentivar a produção de filmes com temática feminina e debater questões de gênero, assim como ampliar a participação profissional da mulher no cinema, e a conscientização da sociedade sobre a igualdade de gênero.
 
O festival promove também o seminário FEMINA, de quarta-feira (4sexta-feira (6), das 14h às 17h, com participação de diretoras e estudiosos, debatendo com o público temas como identidade, sexualidade e gênero. As inscrições poderão ser feitas pelo sítiowww.feminafest.com.br. A entrada é gratuita.
 
Destaques desta edição:
O festival, que acontece na CAIXA Cultural, terá sua sessão de abertura no CineMaison, na segunda-feira (2), com a pré-estreia no Brasil do longa-metragem "Histórias que só existem quando lembradas", filme brasileiro mais premiado em festivais internacionais nos últimos 10 anos. O evento contará com a presença da diretora, Julia Murat, além de outros diretores participantes do festival.
 
Além das tradicionais mostras competitivas “Internacional e Nacional”, o festival apresenta as sessões especiais divididas em: “Programa infantil”com curtas-metragens de animação e ficção para o público infanto-juveni; “Masculino-Femininocom filmes dirigidos por homens com temática feminina; “Dividindo a conta”com filmes co-dirigidos por homens e mulheres; Programa experimental”,com filmes experimentais dirigidos por mulheres; “Eu gosto é de mulher”com filmes dirigidos por mulheres com temática lésbica; e “Programa especial”com filmes que se aproximam do Femina por meio de linguagem, temática ou gênero.
 
Sempre com filmes realizados a partir de 2010, a competição das mostras será avaliada durante a semana do evento. Entre os jurados está a atriz Simone Spoladore, que participará do Júri Internacional. Os júris irão avaliar e premiar os filmes nas categorias: Grande Prêmio Femina, Prêmio Especial do Júri, Melhor direção e Melhor destaque feminino. Os premiados ganharão uma joia exclusiva da designer Junia Machado.
 
Primeiro evento do gênero no Brasil e na América Latina, o FEMINA ocupou um lugar de destaque, no cenário cinematográfico mundial,já em sua primeira edição. Além de expor o trabalho das diretoras brasileiras, aumentando sua visibilidade e abrindo espaço para o cinema brasileiro feminino no exterior, o evento traz para o Brasil a produção estrangeira e convidados internacionais, como Cynthia Judkowski, diretora argentina de “Mujeres en Foco”, e Eveline Ketterings, diretora holandesa de “Tamino”, ambas juradas do evento.
 
Por intermédio de uma parceria entre o Cineclube LGBT e o FEMINA, uma sessão especial acontece no Cine Odeon, dia 29 de junho, às 21h.
 
Serviço:
FEMINA – Festival Internacional de Cinema Feminino
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 2544-4080
Datas: de 3 a 8 de julho de 2012 (terça-feira a domingo)
Horários: Consultar programação
Ingressos: R$ 2,00 e R$ 1,00(meia, além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia)
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Lotação:       Cinema 1 - 78 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Cinema 2 - 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Classificação: Consultar programação
Site do Festival: www.feminafest.com.br
Programação completa da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural

Comentários