Conforme informado anteriormente, encaminhamos, em anexo,
as orientações para a aplicação da Avaliação Diagnóstica de Leitura e de Escrita do 4º, 5º e 6º Anos.
2. Em caso de dúvidas e/ou necessidade de
outras informações, pedimos entrar em contato com a Gerência de Ensino Fundamental Da E/SUBE/CED, pelo telefone 2976.2294 ou pelo e-mail gefsme@rioeduca.net.
I.
Orientações Gerais:
- A Avaliação Diagnóstica do 4º, 5º e 6º Anos será
composta de duas provas: uma de Leitura e outra de Escrita.
- Caberá ao Professor orientar a realização da prova, de
forma geral.
- O aluno deverá realizar a prova, fazendo a leitura de
cada enunciado e de cada uma das opções de resposta.
- O aluno deverá assinalar apenas uma opção correta.
- Ao final da Prova de Leitura, o aluno deverá ser
orientado, pelo Professor, a marcar suas respostas no cartão-resposta.
- A Avaliação Diagnóstica deverá ser inserida no DESESC,
impreterivelmente, até o próximo dia 17 de setembro.
- ATENÇÃO: os alunos que NÃO REALIZARÃO as provas (alunos com conceitos R, B e MB), NÃO
TERÃO lançamentos no sistema, ficando
os referidos campos sem preenchimento.
II.
Das Provas:
1. Avaliação de Leitura
- A Avaliação Diagnóstica de Leitura apresentará 10
(dez) questões de múltipla escolha organizadas a partir dos seguintes
descritores:
NÚMERO DA QUESTÃO
|
DESCRITOR
|
1
|
Localizar uma informação
explícita em um texto.
|
2
|
Identificar
finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do
gênero e da sua contextualização.
|
3
|
Interpretar texto
com auxílio de material gráfico diverso.
|
4
|
Inferir uma informação
implícita em um texto.
|
5
|
Identificar
o assunto de um texto.
|
6
|
Localizar uma informação
explícita em um texto.
|
7
|
Inferir
uma informação implícita em um texto.
|
8
|
Inferir
uma informação implícita em um texto.
|
9
|
Localizar uma informação
explícita em um texto.
|
10
|
Reconhecer
o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou
expressão.
|
2. Avaliação de Escrita
- A Avaliação Diagnóstica de Escrita será composta de 02
(duas) questões cujos critérios estão relacionados abaixo.
- O professor deverá lançar no DESESC a pontuação de
cada uma das questões da prova (Questão 1 e Questão 2).
2.1
Critérios de correção – Prova de Escrita
QUESTÃO
1
INDICADORES
|
PONTUAÇÃO
|
Preencher
com as informações solicitadas na ficha.
|
4 = Preenche,
corretamente, todos os dados solicitados.
3 = Preenche, com erros,
todos os dados solicitados.
2 = Preenche,
corretamente, parte dos dados solicitados.
1 = Preenche, com erros,
parte dos dados solicitados.
0 = Não preenche.
|
QUESTÃO
2
INDICADORES
|
PONTUAÇÃO
|
I. Utilizar elementos de
apresentação do texto: redige,
utilizando as características
específicas do gênero
textual diário.
1. Emprego da primeira
pessoa.
2. Uso do pretérito.
|
2 = Atende.
1 = Atende parcialmente.
0 = Não atende.
|
II. Desenvolver o texto
a partir do tema proposto.
|
1 = Desenvolve.
0 = Não desenvolve.
|
III. Apresentar uma
sequência lógica na descrição dos fatos.
|
2 = Apresenta.
1 = Apresenta
parcialmente.
0 = Não apresenta.
|
IV. Utilizar a escrita
como sistema de representação, respeitando os aspectos linguísticos:
1. uso adequado do
vocabulário;
2. ortografia - relação grafema/fonema,
espaçamento entre palavras, uso de maiúsculas, acentuação;
3. pontuação - ponto
final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgula.
4. concordância nominal
e verbal (relações morfossintáticas).
|
2 = Utiliza.
1 = Utiliza
parcialmente, sem prejuízo da compreensão global do texto.
0 = Não utiliza.
|
Obs.: Lembramos que estes são parâmetros
básicos de correção. O Professor deverá atribuir a pontuação com base nesses
parâmetros e após análise da produção de seu aluno.
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