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segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Avaliação Diagnóstica de Leitura e de Escrita do 4º, 5º e 6º Anos


Conforme informado anteriormente, encaminhamos, em anexo, as orientações para a aplicação da Avaliação Diagnóstica de Leitura e de Escrita do 4º, 5º e 6º Anos.

2.         Em caso de dúvidas e/ou necessidade de outras informações, pedimos entrar em contato com a Gerência de Ensino Fundamental Da E/SUBE/CED, pelo telefone 2976.2294 ou pelo e-mail gefsme@rioeduca.net.
 I. Orientações Gerais:

  • A Avaliação Diagnóstica do 4º, 5º e 6º Anos será composta de duas provas: uma de Leitura e outra de Escrita.

  • Caberá ao Professor orientar a realização da prova, de forma geral.

  • O aluno deverá realizar a prova, fazendo a leitura de cada enunciado e de cada uma das opções de resposta.

  • O aluno deverá assinalar apenas uma opção correta.

  • Ao final da Prova de Leitura, o aluno deverá ser orientado, pelo Professor, a marcar suas respostas no cartão-resposta.

  • A Avaliação Diagnóstica deverá ser inserida no DESESC, impreterivelmente, até o próximo dia 17 de setembro.

  • ATENÇÃO: os alunos que NÃO REALIZARÃO as provas (alunos com conceitos R, B e MB), NÃO TERÃO lançamentos no sistema, ficando os referidos campos sem preenchimento.





II. Das Provas:


1. Avaliação de Leitura

  • A Avaliação Diagnóstica de Leitura apresentará 10 (dez) questões de múltipla escolha organizadas a partir dos seguintes descritores:


NÚMERO DA QUESTÃO

DESCRITOR
1

Localizar uma informação explícita em um texto.

2
Identificar finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da sua contextualização.

3
Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso.

4

Inferir uma informação implícita em um texto.

5
Identificar o assunto de um texto.
6

Localizar uma informação explícita em um texto.
7

Inferir uma informação implícita em um texto.

8

Inferir uma informação implícita em um texto.

9

Localizar uma informação explícita em um texto.

10

Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.






2. Avaliação de Escrita


  • A Avaliação Diagnóstica de Escrita será composta de 02 (duas) questões cujos critérios estão relacionados abaixo.

  • O professor deverá lançar no DESESC a pontuação de cada uma das questões da prova (Questão 1 e Questão 2). 


2.1 Critérios de correção – Prova de Escrita



QUESTÃO 1


INDICADORES


PONTUAÇÃO



Preencher com as informações solicitadas na ficha.

4 = Preenche, corretamente, todos os dados solicitados.

3 = Preenche, com erros, todos os dados solicitados.

2 = Preenche, corretamente, parte dos dados solicitados.

1 = Preenche, com erros, parte dos dados solicitados.

0 = Não preenche.













QUESTÃO 2


INDICADORES


PONTUAÇÃO

I. Utilizar elementos de  apresentação do texto: redige, utilizando as características
específicas do gênero textual diário.
1. Emprego da primeira pessoa.
2. Uso do pretérito.


2 = Atende.

1 = Atende parcialmente.

0 = Não atende.

II. Desenvolver o texto a partir do tema proposto.


1 = Desenvolve.

0 = Não desenvolve.


III. Apresentar uma sequência lógica na descrição dos fatos.


2 = Apresenta.

1 = Apresenta parcialmente.

0 = Não apresenta.

IV. Utilizar a escrita como sistema de representação, respeitando os aspectos linguísticos:

1. uso adequado do vocabulário;
2.  ortografia - relação grafema/fonema, espaçamento entre palavras, uso de maiúsculas, acentuação;
3. pontuação - ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgula.
4. concordância nominal e verbal (relações morfossintáticas).

2 = Utiliza.

1 = Utiliza parcialmente, sem prejuízo da compreensão global do texto.

0 = Não utiliza.


Obs.: Lembramos que estes são parâmetros básicos de correção. O Professor deverá atribuir a pontuação com base nesses parâmetros e após análise da produção de seu aluno. 

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