Site mapeia projetos educativos de cinema em São Paulo


Incluir o cinema no processo pedagógico interdisciplinar de crianças e adolescentes é o principal objetivo do Programa Cine-Educação, que existe desde 2005, em São Paulo. Além de aproximar alunos de escolas públicas da linguagem audiovisual, incentiva os jovens a expressar suas realidades por meio de vídeos.
Para fortalecer a iniciativa e compartilhar dados, foi feito um mapeamento de projetos semelhantes no estado, utilizando o Mapas Coletivos, uma ferramenta online colaborativa. Lá, o usuário pode conhecer outras ações educativas ligadas ao cinema e colaborar com o aumento da rede, incluindo novos pontos.
O site reúne informações, fotos e vídeos de projetos como o O.C.A – Periferia em Movimento, Paraisópolis no Audiovisual, Cine Quebrada, Associação Cultural Kinofórum e Bixiga em Artes e Ofícios. A plataforma permite ainda que sejam criando novos mapas, desde que o tema escolhido contribua para a cidadania e a sustentabilidade urbana, engajando os cidadãos na arena pública.
O Mapas Coletivos foi idealizado por Gustavo Faleiros e Juliana Mori, em parceria com o site ((o)) eco. Já o Cine-Educação, é uma iniciativa da Cinemateca Brasileira, Via Gutenberg e diversas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, com o patrocínio do MAPFRE Seguros.


Comentários