Apresentamos os temas da “Produção de Texto” sobre livro lido,
para o 4º bimestre de 2012:
- 2º Ano: Escolha um dos livros que você leu e escreva sobre a
história que ele conta (o assunto, onde acontece, quem participa).
- 3º Ano: Escreva o final da história de um dos livros que você leu.
- 4º Ano: Escreva um final alternativo para a história de um dos
livros que você leu.
- 5º Ano: Escolha um personagem da história de um dos livros que você
leu e escreva sobre ele, descrevendo suas principais características (como ele
é; como se veste; o que gosta de fazer; como age com as pessoas etc.).
- 6º Ano: Escolha um personagem da história de um dos livros que você
leu e escreva sobre ele, descrevendo suas principais características (como ele
é; como se veste; o que gosta de fazer; como age com as pessoas etc.).
- 7º Ano: Destaque o protagonista de um dos livros que você leu e
escreva sobre suas características e sua importância na história.
- 8º Ano: Destaque o personagem principal da história de um dos
livros que você leu e escreva sobre sua relação com os outros personagens.
- 9º Ano: Faça um texto curto (tipo notícia) sobre a história lida em
um dos livros do bimestre, respondendo às perguntas: quem? O quê? Quando? Onde?
Como? Por quê?
Observações:
2. É importante que haja continuidade do trabalho de leitura e
produção textual, visando a destacar a função social da leitura e a
reforçar a sua divulgação. Existem muitas possibilidades que o professor pode e
deve criar, como, por exemplo, divulgar os textos no mural da sala e/ou da
escola, depois de corrigidos.
3. É fundamental que o professor, após
a correção dos textos, trabalhe com a
turma os itens em que os alunos apresentaram maior dificuldade. Por
exemplo: se a turma teve baixo desempenho na questão da estrutura, mostrar a
eles as diversas formas de estruturar um texto, de acordo com seu tipo.
5. Uma atividade importantíssima, após
esta última prova de Produção Textual, é realizar uma autoavaliação dialogada desse trabalho, que pode seguir os seguintes
passos: a) pedir aos alunos que
escrevam sobre o trabalho de leitura e produção textual realizado durante o
ano, destacando o que foi positivo e o que precisa ser aprimorado, além de
sugestões com vistas ao próximo ano; b)
o professor, por seu lado, também faz isso por escrito; c) o professor recolhe as anotações dos alunos e as analisa,
fazendo um resumo dos pontos básicos que os alunos abordaram; d) na aula seguinte, o professor
apresenta a sua avaliação escrita (aquela da letra “b”) e, a seguir, o resumo
do que os alunos disseram; e) abre,
então, nessa aula, espaço para discussão dessas avaliações.
6. Aos professores que trabalharam com
a leitura de livros e a produção textual durante este ano, gostaríamos de
solicitar que fizessem uma avaliação escrita
desse trabalho, destacando seus pontos positivos e as possibilidades de seu
aprimoramento, enviando-a por e-mail para: antonio.augusto@rioeduca.net,
até o dia 7 de dezembro, para que
possamos atender melhor às necessidades da rede no próximo ano letivo.
Seguem, em anexo, os critérios de correção das produções
escritas dos alunos neste bimestre.
Reafirmando
a importância da leitura e da escrita para o desenvolvimento dos alunos,
queremos agradecer a todos os
professores que envidaram esforços na concretização desse trabalho de
estímulo à leitura e à escrita, o qual certamente contribuiu para uma melhor
aprendizagem de nossos alunos.
Comentários
Postar um comentário