Ciclo sobre formação profissional em cultura terá cinco encontros


Ciclo sobre formação profissional em cultura terá cinco encontros

O ciclo de seminários Técnica & Arte: a educação profissional e tecnológica em cultura, que começa no dia 27 de novembro, no Palácio Capanema, será composto por cinco encontros gratuitos, programados até junho de 2013. O evento tem como objetivos promover a discussão e a reflexão sobre os rumos da formação profissional e tecnológica na área cultural e estimular as parcerias entre o Estado, a sociedade civil e a academia.
O encontro é promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), em parceria com o Ministério da Cultura, através da Representação Regional no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, com o acompanhamento da Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do MinC.
No primeiro seminário do ciclo (.gov) será abordada a complementaridade entre Educação e Cultura, com destaque para a nova relação entre os dois ministérios e como esta aproximação pode ampliar a oferta de formação profissional em cultura. Serão também apresentadas as políticas em desenvolvimento pelo MinC e pelo MEC.
No segundo encontro (.edu), programado para março de 2013, será discutida a formação profissional, incluindo a adequação do currículo, experiências existentes e a relação entre certificação e reconhecimento, com a análise do exemplo da Rede Certific do MEC, que prevê a certificação de profissionais práticos.
No terceiro seminário (.org), previsto para abril de 2013, serão debatidas as experiências de formação em cultura desenvolvidas pelas organizações não governamentais e como elas podem se tornar opções concretas de profissionalização.
No quarto encontro (.com), programado para maio de 2013, será analisada a expansão do mercado cultural. Profissionais e empregadores da cultura e do entretenimento falarão sobre suas experiências e eventuais lacunas na formação dos técnicos nas áreas artística e cultural e como estas deficiências podem ser corrigidas para atender à demanda do mercado.
No último seminário do Ciclo (.art), previsto para junho de 2013, o enfoque será a importância desses profissionais no processo de criação artística e a complementaridade entre o trabalho dos técnicos e a exposição da obra de arte.
Mais informações e inscrições pelo site ifrj.edu.br/proex
Palácio Gustavo Capanema – Rua da Imprensa, 16, auditório Gilberto Freyre- Centro- Rio de Janeiro
Telefone de contato: 3733-7100

Comentários