2º ANO
ASPECTOS
|
INDICADORES
|
PONTUAÇÃO
|
1. ESTRUTURA
(Questão 1)
|
Identificar elementos de apresentação de um livro: título.
|
Escreve corretamente o título integral do
livro = 2,5
Escreve integralmente, mas com uma
incorreção o título do livro = 2,0
Escreve integralmente, mas com mais de uma
incorreção o título do livro = 1,5
Escreve correta, mas parcialmente o título
do livro = 1,0
Escreve parcial e incorretamente o título
do livro = 0,5
Não atende = 0
|
2.
COERÊNCIA
(Questão 2)
|
Demonstrar
compreensão da história lida, por meio de um desenho.
|
1)
1) O desenho permite perceber, com clareza, de que
trata a história do livro = 2,5
2) O desenho
permite perceber, com algumas falhas na clareza, de que trata a história do
livro = 2,0
3) O desenho mostra
uma cena não essencial da história do livro = 1,5
4) O desenho
mostra, apenas, algum personagem da história do livro = 1,0
5) Há um desenho,
mas sem clara relação com a história do livro = 0,5
6) Não atende = 0
|
3.
COESÃO TEXTUAL
(Questão 3)
|
Demonstra conhecer a sequência de uma história.
|
1) Organiza as frases na sequência correta
da história = 2,5
2) Organiza as frases com alguma falha na
sequência da história = 2,0
3) Escreve frases soltas, mas pertinentes
sobre o enredo da história = 1,5
4) Escreve frases sobre personagem, espaço
ou detalhe da história = 1,0
5) Escreve uma única frase sobre a história
= 0,5
6) Não atende. = 0
|
4.
USO DA LÍNGUA
(Questão 4)
|
Utilizar a escrita como sistema de representação, respeitando os seguintes
aspectos do código linguístico:
1) uso adequado do vocabulário;
2) ortografia - relação grafema/ fonema; espaçamento
entre palavras; uso de maiúsculas; acentuação.
3) pontuação – ponto final, ponto de exclamação,
ponto de interrogação, vírgula.
4) concordância nominal e verbal (relações
morfossintáticas).
|
1) Demonstra bom domínio do código
linguístico, respeitando os aspectos ortográficos, de pontuação e de
concordância na organização das frases = 2,5
2) Demonstra bom domínio do código
linguístico, apresentando, eventualmente, na organização das frases, dificuldades
nos aspectos ortográficos, de
pontuação ou de concordância = 2,0
3) Demonstra
razoável domínio do código linguístico, com algumas dificuldades nos
aspectos ortográficos, de pontuação e de concordância = 1,5
4) Demonstra razoável domínio do
código linguístico, mas com muitas dificuldades em todos os aspectos = 1,0
5) Demonstra conhecimento reduzido
do código linguístico, com dificuldade na organização das frases = 0,5
6) Não demonstra domínio do código
linguístico = 0
|
3º ANO
ASPECTOS
|
INDICADORES
|
PONTUAÇÃO
|
1.
ESTRUTURA
|
Apresentar elementos de apresentação do texto: redige utilizando as
características específicas da tipologia (bilhete) nos locais adequados.
5 itens: Data
Vocativo
Despedida
Assinatura
Corpo (visão geral do texto)
|
5 itens = 2,5
4 itens = 2,0
3 itens = 1,5
2 itens = 1,0
1 item = 0,5
Não atende = 0
|
2.
COERÊNCIA
|
Compreender a proposta da produção textual e desenvolver o tema,
estabelecendo uma comunicação entre emissor e receptor por meio da elaboração
de um texto estruturado.
Itens: O quê (convite)
Para quê (ler o livro “X”)
Por quê (argumento)
|
2)
1) Explicita o quê, para quê e por quê, com coerência e
clareza = 2,5
2) Explicita o quê,
para quê e por quê, mesmo que com algumas falhas na coerência ou na clareza =
2,0
3) Explicita para
quê e por quê, mesmo que com algumas falhas na coerência ou na clareza = 1,5
4) Explicita apenas
o quê e para quê, mesmo que com algumas falhas na coerência ou na clareza =
1,0
5) Toca em algum
item, mas com pouca ou nenhuma coerência ou clereza = 0,5
6) Não consegue
formar um texto = 0
|
3.
COESÃO
|
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da produção textual.
(Recursos coesivos: palavras ou expressões
utilizadas para ligar as partes do texto ou para evitar repetições
desnecessárias)
|
1) Articula adequadamente as partes
do texto, sem apresentar problemas na utilização de recursos coesivos = 2,5
2) Articula adequadamente as partes
do texto, podendo apresentar eventuais problemas na utilização de recursos
coesivos = 2,0
3) Articula razoavelmente as partes
do texto, mas apresenta problemas na utilização de recursos coesivos = 1,5
4) Articula razoavelmente as partes
do texto, mas apresenta uso excessivo de repetições desnecessárias = 1,0
5) Articula precariamente as partes
do texto, devido a problemas frequentes
na utilização de recursos coesivos = 0,5
6) Não articula as partes do texto =
0
|
4.
USO DA LÍNGUA
|
Utilizar a escrita como sistema de representação, respeitando os seguintes
aspectos do código linguístico:
1) uso adequado do vocabulário;
2) ortografia - relação grafema/
fonema; espaçamento entre palavras; uso de
maiúsculas; acentuação.
3) pontuação – ponto final, ponto de exclamação,
ponto de interrogação, vírgula.
4) concordância nominal e verbal (relações
morfossin-táticas).
|
1) Demonstra excelente domínio do
código linguístico, respeitando os aspectos ortográficos, de pontuação e de
concordância = 2,5
2) Demonstra bom domínio do código
linguístico, respeitando os aspectos ortográficos, de pontuação e de
concordância = 2,0
3) Demonstra bom domínio do código
linguístico, respeitando os aspectos de concordância, mas com algumas
dificuldades em pontuação ou acentuação = 1,5
4) Demonstra bom domínio do código
linguístico, respeitando os aspectos ortográficos ou de pontuação, mas com dificuldades
na concordância = 1,0
5) Demonstra conhecimento reduzido do
código linguístico, apresentando dificuldades com relação à pontuação, à
acentuação e à concordância = 0,5
6) Não apresenta conhecimento mínimo do
código linguístico = 0
|
4º ANO
ASPECTOS
|
INDICADORES
|
PONTUAÇÃO
|
1.
ESTRUTURA
|
Apresentar elementos de apresentação do
texto: redige utilizando as características específicas da tipologia (descrição)
nos locais adequados.
3 itens:
|
2,5 =
Apresenta
os 3 itens bem definidos, com uso adequado dos parágrafos.
2,0 =
Apresenta
os 3 itens bem definidos, mas com falhas na paragrafação.
1,5 =
Apresenta
os 3 itens, mas num único parágrafo.
1,0 =
Apresenta
algum(ns) dos itens, mas com falhas na paragrafação.
0,5 =
Apresenta
algum(ns) dos itens, mas num único parágrafo.
0 =Não atende.
|
2.
COERÊNCIA
|
Compreender a proposta da produção textual
e desenvolver o tema, estabelecendo uma comunicação entre emissor e receptor
por meio da elaboração de um texto estruturado.
Itens:
|
3)
2,5 = Explicita quem é o
personagem escolhido, de qual livro é e suas características, com coerência e
clareza.
2,0 = Explicita quem é o personagem escolhido, de
qual livro é e suas características, mesmo que com algumas falhas na
coerência ou na clareza.
1,5 = Explicita quem é o personagem escolhido, sem
dizer de qual livro é, e algumas de suas características, mas com coerência e clareza.
1,0 = Explicita quem é o personagem escolhido,
sem dizer de qual livro é, e algumas de suas características, mesmo que com
algumas falhas na coerência ou na clareza.
0,5 = Toca em algum(ns) item(ns), mas com pouca
ou nenhuma coerência ou clareza.
0 = Não consegue formar um texto.
|
3.
COESÃO
|
Demonstrar conhecimento dos mecanismos
linguísticos necessários para a construção da produção textual.
(Recursos coesivos: palavras ou expressões
utilizadas para ligar as partes do texto ou para evitar repetições
desnecessárias)
|
2,5 =
Articula
adequadamente as partes do texto, sem apresentar problemas na utilização
de recursos coesivos.
2,0 =
Articula
adequadamente as partes do texto, podendo apresentar eventuais
problemas na utilização de recursos coesivos.
1,5 =
Articula
razoavelmente as partes do texto, mas apresenta problemas na
utilização de recursos coesivos.
1,0 =
Articula
razoavelmente as partes do texto, mas apresenta uso excessivo de
repetições desnecessárias.
0,5 =
Articula
precariamente as partes do texto, devido a problemas frequentes na
utilização de recursos coesivos.
0 = Não articula as partes
do texto.
|
4.
USO DA LÍNGUA
|
Utilizar a escrita como sistema de
representação, respeitando os seguintes aspectos do código linguístico:
1) uso adequado do vocabulário;
2)
ortografia - relação grafema/
fonema; espaçamento entre palavras; uso de
maiúsculas; acentuação.
3) pontuação – ponto final, ponto de
exclamação, ponto de interrogação, vírgula.
4) concordância nominal e verbal (relações
morfossin-táticas).
|
2,5 =
Demonstra
excelente domínio do código linguístico, respeitando os aspectos
ortográficos, de pontuação e de concordância.
2,0 =
Demonstra
bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos
ortográficos, de pontuação e de concordância.
1,5 =
Demonstra
bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos de
concordância, mas com algumas dificuldades em pontuação ou acentuação.
1,0 =
Demonstra
bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos
ortográficos ou de pontuação, mas com dificuldades na concordância.
0,5 =
Demonstra
conhecimento reduzido do código linguístico, apresentando dificuldades
com relação à pontuação, à acentuação e à concordância.
0 = Não apresenta
conhecimento mínimo do código linguístico.
|
5º ANO
ASPECTOS
|
INDICADORES
|
PONTUAÇÃO
|
1.
ESTRUTURA
|
Apresentar elementos de apresentação do
texto: redige utilizando as características específicas da tipologia (descrição)
nos locais adequados.
3 itens:
|
2,5 =
Apresenta
os 3 itens bem definidos, com uso adequado dos parágrafos.
2,0 =
Apresenta
os 3 itens bem definidos, mas com falhas na paragrafação.
1,5 =
Apresenta
os 3 itens, mas num único parágrafo.
1,0 =
Apresenta
algum(ns) dos itens, mas com falhas na paragrafação.
0,5 =
Apresenta
algum(ns) dos itens, mas num único parágrafo.
0 =Não atende.
|
2.
COERÊNCIA
|
Compreender a proposta da produção textual
e desenvolver o tema, estabelecendo uma comunicação entre emissor e receptor
por meio da elaboração de um texto estruturado.
Itens:
|
4)
2,5 = Explicita quem é o
protagonista, de qual livro é e conta seu feito mais importante, com
coerência e clareza.
2,0 = Explicita quem é o personagem escolhido, de
qual livro é e conta seu feito mais importante, mesmo que com algumas falhas
na coerência ou na clareza.
1,5 = Explicita quem é o personagem escolhido, sem
dizer de qual livro é, e conta seu feito mais importante, mas com coerência e
clareza.
1,0 = Explicita quem é o personagem escolhido,
sem dizer de qual livro é, e conta seu feito mais importante, mesmo que com
algumas falhas na coerência ou na clareza.
0,5 = Toca em algum(ns) item(ns), mas com pouca
ou nenhuma coerência ou clareza.
0 = Não consegue formar um texto.
|
3.
COESÃO
|
Demonstrar conhecimento dos mecanismos
linguísticos necessários para a construção da produção textual.
(Recursos coesivos: palavras ou expressões
utilizadas para ligar as partes do texto ou para evitar repetições
desnecessárias)
|
2,5 =
Articula
adequadamente as partes do texto, sem apresentar problemas na utilização
de recursos coesivos.
2,0 =
Articula
adequadamente as partes do texto, podendo apresentar eventuais
problemas na utilização de recursos coesivos.
1,5 =
Articula
razoavelmente as partes do texto, mas apresenta problemas na
utilização de recursos coesivos.
1,0 =
Articula
razoavelmente as partes do texto, mas apresenta uso excessivo de
repetições desnecessárias.
0,5 =
Articula
precariamente as partes do texto, devido a problemas frequentes na
utilização de recursos coesivos.
0 = Não articula as partes
do texto.
|
4.
USO DA LÍNGUA
|
Utilizar a escrita como sistema de
representação, respeitando os seguintes aspectos do código linguístico:
1) uso adequado do vocabulário;
2)
ortografia - relação grafema/
fonema; espaçamento entre palavras; uso de
maiúsculas; acentuação.
3) pontuação – ponto final, ponto de
exclamação, ponto de interrogação, vírgula.
4) concordância nominal e verbal (relações
morfossin-táticas).
|
2,5 =
Demonstra
excelente domínio do código linguístico, respeitando os aspectos
ortográficos, de pontuação e de concordância.
2,0 =
Demonstra
bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos
ortográficos, de pontuação e de concordância.
1,5 =
Demonstra
bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos de
concordância, mas com algumas dificuldades em pontuação ou acentuação.
1,0 =
Demonstra
bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos
ortográficos ou de pontuação, mas com dificuldades na concordância.
0,5 =
Demonstra
conhecimento reduzido do código linguístico, apresentando dificuldades
com relação à pontuação, à acentuação e à concordância.
0 = Não apresenta
conhecimento mínimo do código linguístico.
|
6º ANO
ASPECTOS
|
INDICADORES
|
PONTUAÇÃO
|
1.
ESTRUTURA
|
Apresentar elementos de apresentação do
texto: redige utilizando as características específicas da tipologia.
Itens:
|
2,5 =
Apresenta
os 3 itens bem definidos, com uso adequado dos parágrafos.
2,0 =
Apresenta
os 3 itens bem definidos, mas com falhas na paragrafação.
1,5 =
Apresenta
os 3 itens, mas num único parágrafo.
1,0 =
Apresenta
algum(ns) dos itens, mas com falhas na paragrafação.
0,5 =
Apresenta
algum(ns) dos itens, mas num único parágrafo.
0 = Não atende.
|
2.
COERÊNCIA
|
Compreender a proposta da produção textual e desenvolver o tema,
estabelecendo uma comunicação entre emissor e receptor por meio da elaboração
de um texto estruturado.
Itens:
|
2,5 =
Explicita
qual é a situação inicial da história, o conflito gerador e suas
consequências, com coerência e clareza.
2,0 = Explicita qual é a situação inicial da
história, o conflito gerador e suas consequências, mesmo que com algumas
falhas na coerência ou na clareza.
1,5 = Explicita qual é a situação inicial da
história e o conflito gerador, mas não suas consequências, com coerência e clareza.
1,0 = Explicita qual é a situação inicial da
história e o conflito gerador, mas não suas consequências, mesmo que com
algumas falhas na coerência ou na clareza.
0,5 = Toca em algum(ns) item(ns), mas com pouca
ou nenhuma coerência ou clareza.
0 = Não consegue formar um texto.
|
3.
COESÃO
|
Demonstrar conhecimento dos mecanismos
linguísticos necessários para a construção da produção textual.
(Recursos coesivos: palavras ou expressões
utilizadas para ligar as partes do texto ou para evitar repetições desnecessárias)
|
2,5 =
Articula
adequadamente as partes do texto, sem apresentar problemas na
utilização de recursos coesivos.
2,0 =
Articula
adequadamente as partes do texto, podendo apresentar eventuais
problemas na utilização de recursos coesivos.
1,5 =
Articula
razoavelmente as partes do texto, mas apresenta problemas na
utilização de recursos coesivos.
1,0 =
Articula
razoavelmente as partes do texto, mas apresenta uso excessivo de
repetições desnecessárias.
0,5 =
Articula
precariamente as partes do texto, devido a problemas frequentes na utilização de
recursos coesivos.
0 = Não articula as partes
do texto.
|
4.
USO DA LÍNGUA
|
Utilizar a escrita como sistema de
representação, respeitando os seguintes aspectos do código linguístico:
1) uso adequado do vocabulário;
2)
ortografia - relação grafema/
fonema; espaçamento entre palavras; uso de
maiúsculas; acentuação.
3) pontuação – ponto final, ponto de
exclamação, ponto de interrogação, vírgula.
4) concordância nominal e verbal (relações
morfossin-táticas).
|
2,5 =
Demonstra
excelente domínio do código linguístico, respeitando os aspectos
ortográficos, de pontuação e de concordância.
2,0 =
Demonstra
bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos
ortográficos, de pontuação e de concordância.
1,5 = Demonstra bom
domínio do código linguístico, respeitando os aspectos de concordância, mas
com algumas dificuldades em pontuação ou acentuação.
1,0 =
Demonstra
bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos
ortográficos ou de pontuação, mas com dificuldades na concordância.
0,5 =
Demonstra
conhecimento reduzido do código linguístico, apresentando dificuldades
com relação à pontuação, à acentuação e à concordância.
0 = Não apresenta
conhecimento mínimo do código linguístico.
|
7º ANO
ASPECTOS
|
INDICADORES
|
PONTUAÇÃO
|
1.
ESTRUTURA
|
Apresentar elementos de apresentação do
texto: redige utilizando as características específicas da tipologia.
Itens:
|
2,5 =
Apresenta
os 3 itens bem definidos, com uso adequado dos parágrafos.
2,0 =
Apresenta
os 3 itens bem definidos, mas com falhas na paragrafação.
1,5 =
Apresenta
os 3 itens, mas num único parágrafo.
1,0 =
Apresenta
algum(ns) dos itens, mas com falhas na paragrafação.
0,5 =
Apresenta
algum(ns) dos itens, mas num único parágrafo.
0 = Não atende.
|
2.
COERÊNCIA
|
Compreender a proposta da produção textual e desenvolver o tema,
estabelecendo uma comunicação entre emissor e receptor por meio da elaboração
de um texto estruturado.
Itens:
|
2,5 =
Explicita
qual é a situação inicial da história, o conflito gerador e por que a trama
se complica, com coerência e clareza.
2,0 = Explicita qual é a situação inicial da
história, o conflito gerador e por que a trama se complica, mesmo que com
algumas falhas na coerência ou na clareza.
1,5 = Explicita qual é a situação inicial da
história e o conflito gerador, mas não por que a trama se complica, com coerência e clareza.
1,0 = Explicita qual é a situação inicial da
história e o conflito gerador, mas não por que a trama se complica, mesmo que
com algumas falhas na coerência ou na clareza.
0,5 = Toca em algum(ns) item(ns), mas com pouca
ou nenhuma coerência ou clareza.
0 = Não consegue formar um texto.
|
3.
COESÃO
|
Demonstrar conhecimento dos mecanismos
linguísticos necessários para a construção da produção textual.
(Recursos coesivos: palavras ou expressões
utilizadas para ligar as partes do texto ou para evitar repetições
desnecessárias)
|
2,5 =
Articula
adequadamente as partes do texto, sem apresentar problemas na
utilização de recursos coesivos.
2,0 =
Articula
adequadamente as partes do texto, podendo apresentar eventuais
problemas na utilização de recursos coesivos.
1,5 =
Articula
razoavelmente as partes do texto, mas apresenta problemas na utilização
de recursos coesivos.
1,0 =
Articula
razoavelmente as partes do texto, mas apresenta uso excessivo de
repetições desnecessárias.
0,5 =
Articula
precariamente as partes do texto, devido a problemas frequentes na utilização de
recursos coesivos.
0 = Não articula as partes
do texto.
|
4.
USO DA LÍNGUA
|
Utilizar a escrita como sistema de
representação, respeitando os seguintes aspectos do código linguístico:
1) uso adequado do vocabulário;
2)
ortografia - relação grafema/
fonema; espaçamento entre palavras; uso de
maiúsculas; acentuação.
3) pontuação – ponto final, ponto de
exclamação, ponto de interrogação, vírgula.
4) concordância nominal e verbal (relações
morfossin-táticas).
|
2,5 =
Demonstra
excelente domínio do código linguístico, respeitando os aspectos
ortográficos, de pontuação e de concordância.
2,0 =
Demonstra
bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos
ortográficos, de pontuação e de concordância.
1,5 = Demonstra bom
domínio do código linguístico, respeitando os aspectos de concordância, mas
com algumas dificuldades em pontuação ou acentuação.
1,0 =
Demonstra
bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos
ortográficos ou de pontuação, mas com dificuldades na concordância.
0,5 =
Demonstra
conhecimento reduzido do código linguístico, apresentando dificuldades
com relação à pontuação, à acentuação e à concordância.
0 = Não apresenta
conhecimento mínimo do código linguístico.
|
8º ANO
ASPECTOS
|
INDICADORES
|
PONTUAÇÃO
|
1.
ESTRUTURA
|
Apresentar
elementos de apresentação do texto: redige utilizando as características
específicas da tipologia nos locais adequados e realizando a devida
paragrafação.
3 itens:
|
2,5 =
Apresenta
os 3 itens bem definidos, com uso adequado dos parágrafos.
2,0 =
Apresenta
os 3 itens bem definidos, mas com falhas na paragrafação.
1,5 =
Apresenta
os 3 itens, mas num único parágrafo.
1,0 =
Apresenta
alguns dos itens, mas com falhas na paragrafação.
0,5 =
Apresenta
algum(ns) dos itens, mas num único parágrafo.
0 = Não atende.
|
2.
COERÊNCIA
|
Compreender a proposta da produção textual
e desenvolver o tema, estabelecendo uma comunicação entre emissor e receptor
por meio da elaboração de um texto estruturado. Itens:
|
2,5 = Narra a história, abordando os 4 itens, com
coerência e clareza.
2,0 = Narra a história, abordando os 4 itens, mesmo
que com algumas falhas na coerência ou na clareza.
1,5 = Narra a história, abordando apenas 3 itens,
porém escreve com coerência e clareza.
1,0 = Narra a história, abordando apenas 3 itens,
porém escreve com falhas na coerência ou na clareza.
0,5 = Narra a história, abordando apenas 1 ou 2
itens, com pouca consistência,
apresentando falhas na coerência e na clareza.
0 = Não consegue formar um texto.
|
3.
COESÃO
|
Demonstrar conhecimento dos mecanismos
linguísticos necessários para a construção da produção textual.
(Recursos coesivos: palavras ou expressões
utilizadas para ligar as partes do texto ou para evitar repetições desne-cessárias)
|
2,5 =
Articula
adequadamente as partes do texto, sem apresentar problemas na utilização
de recursos coesivos.
2,0 =
Articula
adequadamente as partes do texto, podendo apresentar eventuais
problemas na utilização de recursos coesivos.
1,5 =
Articula
razoavelmente as partes do texto, mas apresenta problemas na utilização
de recursos coesivos.
1,0 =
Articula
razoavelmente as partes do texto, mas apresenta uso excessivo de
repetições desnecessárias.
0,5 =
Articula
precariamente as partes do texto, devido a problemas frequentes na
utilização de recursos coesivos.
0 = Não articula as partes
do texto.
|
4.
USO DA LÍNGUA
|
Utilizar a escrita como sistema de
representação, respeitando os seguintes aspectos do código linguístico:
1) uso adequado do vocabulário;
2)
ortografia - relação grafema/fonema; espaça-mento entre palavras; uso
de maiúsculas; acentuação.
3) pontuação – ponto final, ponto de
exclamação, ponto de interrogação, vírgula.
4) concordância nominal e verbal (relações
morfos-sintáticas).
|
2,5 =
Demonstra
excelente domínio do código linguístico, respeitando os aspectos
ortográficos, de pontuação e de concordância.
2,0 =
Demonstra
bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos
ortográficos, de pontuação e de concordância.
1,5 =
Demonstra
bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos de
concordância, mas com algumas dificuldades em pontuação ou acentuação.
1,0 =
Demonstra
bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos
ortográficos ou de pontuação, mas com dificuldades na concordância.
0,5 =
Demonstra
conhecimento reduzido do código linguístico, apresentando dificuldades
com relação à pontuação, à acentuação e à concordância.
0 = Não apresenta
conhecimento mínimo do código linguístico.
|
9º ANO
ASPECTOS
|
INDICADORES
|
PONTUAÇÃO
|
1.
ESTRUTURA
|
Apresentar elementos de apresentação do
texto: redige utilizando as características específicas da tipologia nos
locais adequados e realizando a devida paragrafação.
3 itens:
|
2,5 =
Apresenta
os 3 itens bem definidos, com uso adequado dos parágrafos.
2,0 =
Apresenta
os 3 itens bem definidos, mas com falhas na paragrafação.
1,5 =
Apresenta
os 3 itens, mas num único parágrafo.
1,0 =
Apresenta
alguns dos itens, mas com falhas na paragrafação.
0,5 =
Apresenta
algum(ns) dos itens, mas num único parágrafo.
0 = Não atende.
|
2.
COERÊNCIA
|
Compreender a proposta da produção textual
e desenvolver o tema, estabelecendo uma comunicação entre emissor e receptor
por meio da elaboração de um texto estruturado. Itens:
|
2,5 = Narra a história, abordando os 4 itens, com
coerência e clareza.
2,0 = Narra a história, abordando os 4 itens,
mesmo que com algumas falhas na coerência ou na clareza.
1,5 = Narra a história, abordando apenas 3 itens,
porém escreve com coerência e clareza.
1,0 = Narra a história, abordando apenas 3 itens,
porém escreve com falhas na coerência ou na clareza.
0,5 = Narra a história, abordando apenas 1 ou 2
itens, com pouca consistência,
apresentando falhas na coerência e na clareza.
0 = Não consegue formar um texto.
|
3.
COESÃO
|
Demonstrar conhecimento dos mecanismos
linguísticos necessários para a construção da produção textual.
(Recursos coesivos: palavras ou expressões
utilizadas para ligar as partes do texto ou para evitar repetições
desnecessárias)
|
2,5 =
Articula
adequadamente as partes do texto, sem apresentar problemas na utilização
de recursos coesivos.
2,0 =
Articula
adequadamente as partes do texto, podendo apresentar eventuais
problemas na utilização de recursos coesivos.
1,5 =
Articula
razoavelmente as partes do texto, mas apresenta problemas na utilização
de recursos coesivos.
1,0 =
Articula
razoavelmente as partes do texto, mas apresenta uso excessivo de
repetições desnecessárias.
0,5 =
Articula
precariamente as partes do texto, devido a problemas frequentes na
utilização de recursos coesivos.
0 = Não articula as partes
do texto.
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4.
USO DA LÍNGUA
|
Utilizar a escrita como sistema de
representação, respeitando os seguintes aspectos do código linguístico:
1) uso adequado do vocabulário;
2)
ortografia - relação grafema/fonema; espaça-mento entre palavras; uso
de maiúsculas; acentuação.
3) pontuação – ponto final, ponto de
exclamação, ponto de interrogação, vírgula.
4) concordância nominal e verbal (relações
morfos-sintáticas).
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2,5 =
Demonstra
excelente domínio do código linguístico, respeitando os aspectos
ortográficos, de pontuação e de concordância.
2,0 =
Demonstra
bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos
ortográficos, de pontuação e de concordância.
1,5 =
Demonstra
bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos de
concordância, mas com algumas dificuldades em pontuação ou acentuação.
1,0 =
Demonstra
bom domínio do código linguístico, respeitando os aspectos
ortográficos ou de pontuação, mas com dificuldades na concordância.
0,5 =
Demonstra
conhecimento reduzido do código linguístico, apresentando dificuldades
com relação à pontuação, à acentuação e à concordância.
0 = Não apresenta
conhecimento mínimo do código linguístico.
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