Como Formar meninas cientistas? Já pensou nisso?

Como formar meninas cientistas? Já pensou nisso?


  Como professora de Ciências sempre fiquei intrigada em compreender a falta de interesse das meninas pela carreira científica. Parece que em determinado momento da vida escolar  meninos e meninas são levados para escolhas  distintas, onde a carreira cientifica  não faz parte do leque de opções femininas.
  Acredito que  isso possa ser mudado  na escola e  em casa, desde que as meninas possam ser motivadas a realizar e participar de atividades científicas. Atividades simples, como criar um vivário, um herbário ou até mesmo atividades on line.
 Pesquisando sobre o tema descobri o  Digigirlz, uma plataforma criada pela Microsoft para incentivar meninas (alunas de ensino médio) a conhecer melhor carreiras científicas. Na plataforma é possível participar de oficinas e cursos, criar seu próprio poadcast.









 Outra boa dica é a publicação: Sim, nós temos cientistas! E você pode baixar na Educoteca , a biblioteca da Educopédia.

http://educoteca.educopedia.com.br/livro/Default.aspx?livro=789




Comentários

  1. Professora não vejo essa questão só como problema das meninas. Acho que é um problema das escolas que não tem um cultura de incentivo à pesquisas e de formação de cientistas para ambos os sexos.
    Abs.
    Rafael Donato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael,
      É verdade que a maioria dos alunos não tem interesse pela carreira, mas a quantidade de meninas é ainda maior. Temos que tentar mudar isso.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

Postar um comentário