#dica #formação Jovens conectados: oportunidades e desafios na Era Digital

curso online em tempo real

No mundo atual, a utilização da Internet faz parte do desenvolvimento da criança e do adolescente. Pais e responsáveis têm o desafio de criar a primeira geração de “nativos digitais”, para os quais o mundo online é tão importante quanto o offline.
A Web 3.0 e a Internet das coisas fazem parte da rotina da sociedade disponibilizando novas ferramentas e facilitando as comunicações, a organização, a criatividade e a produção coletiva. Mais de 80% do público infantil e jovem acessa a rede todos os dias em celulares, tablets e computadores. Interagir nas mídias sociais, trocar mensagens instantâneas, ouvir música e assistir vídeos são os principais hábitos dessa geração.
Esse novo ambiente digital, no qual estamos todos inseridos, proporciona, além das facilidades, também desafios. A juventude conectada implica diferentes paradigmas éticos no cuidado com a imagem, a proteção de informações pessoais e a aprendizagem. Como jovens podem ter sua autonomia garantida na Internet sem que sofram os riscos decorrentes dessa liberdade? Como escolas, pais e responsáveis podem usufruir das novas tecnologias e acabar com práticas danosas, como o cyberbullying?
Levando em conta esse cenário, o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio), o Instagram e a Safernet promoverão um curso com o objetivo de tratar das provocações do mundo virtual, abordando questões jurídicas e práticas, bem como capacitando pais, educadores e jovens a orientar e utilizar tecnologia com segurança.

Comentários